É na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer que nasce a primeira cooperativa escolar da rede municipal de Venâncio Aires. É a CultVida, composta por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Conforme a professora orientadora, Fernanda Saldanha, a cooperativa iniciou atividades em março deste ano e na próxima semana, no dia 6 de novembro, realiza sua assembleia geral para apresentação de chapa que concorre ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Na ocasião, também haverá apreciação e votação do Estatuto Social da Cooperativa Escolar e apresentação da marca.
De acordo com a professora, a proposta integra o programa Cooperativas Escolares, uma iniciativa do Sicredi. “A cooperativa vem realizando encontros semanais, às quartas-feiras à tarde, na escola, com encontros a partir da metodologia do jogo Cooperlândia, que tem quatro fases com sete missões em cada fase. Finalizamos a fase 1 com a missão ‘Travessia’, que é a fundação da Cooperativa”, explica Fernanda.
“Os participantes desenvolvem, principalmente, habilidades de comunicação, mobilização, negociação, participação, pensamento lógico, organização e curiosidade. E aprendemos, na prática, os sete princípios do cooperativismo que são: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, destaca a professora.
Fonte: AI Prefeitura