Sabe aquele filme emocionante, que faz você chorar e, mesmo assim, te dá um ‘quentinho no coração’, como ‘À Procura da Felicidade’? A vereadora eleita com 886 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Alessandra Ludwig, de 43 anos, é a emoção em pessoa. Como ela mesmo define, se não for pra chorar, não seria Alessandra. No entanto, esta é uma história com final feliz e que precisou superar diversos obstáculos, como o personagem de Will Smith na produção de 2006 que emocionou milhares de pessoas ao redor do mundo.
O pleito de 2024 foi a quinta vez que Alessandra tentou uma vaga na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Desta vez, após passar três anos como assessora administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e como coordenadora do programa Toda Vida Importa, ela conquistou uma cadeira no Legislativo. “Não fui a mais votada, mas, com certeza, fui a que tinha maior torcida e empatia da população”, destaca.
Ela acredita que está pronta para desenvolver bons projetos e ser uma vereadora atuante na comunidade. “Nos últimos quatro anos não tive muito tempo, mas agora quero estar mais próxima, para entender os problemas e ser essa ‘ponte’ entre a população e o Executivo.” Alessandra afirma que a sua eleição mostra que a comunidade busca uma renovação na política e que seu gabinete estará sempre aberto ao público. “Meu foco será ajudar o Executivo a resolver os problemas”, enfatiza.
Objetivos
De acordo com a parlamentar eleita, a meta para a legislatura é seguir os lemas do avô materno Orlando Schulz (já falecido) – ex-vereador e atuante nas comunidades –, principalmente com o diálogo e a justiça social. As principais bandeiras serão a causa animal, educação ambiental em escolas e o incentivo ao turismo.
A vereadora eleita pretende apoiar a continuidade do programa Toda Vida Importa, com a busca de emendas parlamentares dos deputados estaduais e federais do PDT. Além disso, quer dar maior suporte às ONGs de ajuda aos animais e às protetoras independentes. “A enchente mostrou que precisamos valorizar esses voluntários. E com as mudanças climáticas, cada dia vamos precisar mais deles”, completa. Outro projeto que pretende apresentar é o de palestras e seminários em escolas para abordar a educação ambiental, “reconstruir o que as gerações passadas destruíram.”
Conheça: Everton Dias quer ser conhecido como o vereador da saúde
História de Alessandra
Ainda que seja natural de Santa Cruz do Sul, este detalhe serve apenas para questões burocráticas e para constar na carteira de identidade. Afinal, Alessandra foi criada desde a infância em Vila Deodoro, onde a família tem raízes. Conforme ela, foi uma privilegiada por aproveitar uma infância no interior, brincando ao ar livre, com animais, além de ter a oportunidade de conhecer os trabalhos voluntários nas comunidades, pois a família tinha forte participação. “Sempre pude vivenciar o Carnaval do interior, as comunidades. Boa parte do que sou, vem do ambiente onde cresci”, afirma.
Filha única de Solange e Aurimar, também tinha muita proximidade com o avôs maternos Orlando e Thuna, e o paterno Elídio Ludwig (falecido). Na adolescência, começou a participar mais ativamente do Carnaval do Interior. Alessandra estudou até a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sebastião Jubal Junqueira, em Vila Deodoro, e depois realizou o Ensino Médio no Cônego Albino Juchem e no Oliveira Castilhos – onde também fez o curso Técnico em Contabilidade.
Após, decidiu cursar Ciências Contábeis na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2001, teve a oportunidade de estagiar no Banco do Brasil por dois anos e, na sequência, no Banrisul, também por dois anos. Durante o curso, ainda estagiou no Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (Ciee) em Venâncio Aires, quando acabou efetivada e sendo a responsável pelo Ciee na Capital do Chimarrão.
Anos depois, se tornou coordenadora da agência FGTAS/Sine por três anos, onde teve destaque pela inserção de jovens e trabalhadores no geral no mercado de trabalho. Em 2016, decidiu empreender e inaugurou a empresa Recrutare, que também tinha como objetivo a inserção no mercado de trabalho. Nos últimos anos, foi assessora administrativa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Alessandra é uma das fundadoras da Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho e do grupo Resgautados. “Sempre fui muito ligada ao voluntariado e o respeito aos animais vem desde criança, quando meus professores me ensinaram a tratá-los bem”, destaca.
A parlamentar eleita tem união estável com Gerson dos Santos, com quem tem um filho, Bernardo, de 4 anos. “Tenho um sonho de, um dia, voltar a morar em Vila Deodoro e ter um empreendimento de turismo rural, para seguir o legado que meu avô construiu”, projeta.
Trajetória política de Alessandra
• Tendo o avô materno e ex-vereador Orlando Schulz como referência, Alessandra Ludwig sempre teve ligação com a política do município. Nos anos 1980, costumava acompanhar o avô nas sessões da Câmara e, também, nas campanhas políticas. “Pude ver o lado bom e ruim da política.”
• Segundo ela, pela participação com a torcida e escola de samba Fiel Tribo Guarani, decidiu se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Jovem, por volta de 2007. Concorreu a vereadora pela primeira em 2008, não sendo eleita.
• Em 2012, se filiou ao PDT e novamente tentou uma cadeira na Casa do Povo, recebendo 302 votos e ficando na suplência. Com a reeleição de Airton Artus (PDT) para prefeito, Alessandra assumiu na Câmara por oito meses e, também, foi chefe de gabinete durante o mandato.
• Em 2016, concorreu novamente e obteve 612 votos. A quarta tentativa de uma vaga na Câmara de Vereadores foi em 2020 e, também, a mais complicada. Poucos dias antes do pleito, a candidatura recebeu uma denúncia de que Alessandra ainda integraria a diretoria da ONG Amigo Bicho no período eleitoral, o que indeferiu a campanha. “Nos últimos dias, já sabendo que não poderia ser eleita, comecei a fazer campanha para outros colegas”, comenta. Alessandra obteve 539 votos.
• Após três anos como assessora administrativa na Semma, Alessandra concorreu no pleito de 2024 e foi eleita com 886 votos.
Na adolescência e início da juventude, Alessandra Ludwig participou de concursos de beleza. Foi eleita princesa e rainha do Carnaval do Interior de Venâncio, representando o bloco Vaga-Lumes do Amor, e também foi escolhida Garota Verão da Capital do Chimarrão. “Fui a primeira do interior a representar o município”, relembra.
“A comunidade pode esperar a mesma Alê que todos conhecem, do abraço e do afeto. A diferença é que agora estarei ainda mais presente nos bairros e nas comunidades, para ouvir as demandas.”
ALESSANDRA LUDWIG
Vereadora eleita
A reportagem da Folha do Mate convidou os candidatos a escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista. Alessandra Ludwig escolheu a Casa Comercial Schulz, em Vila Deodoro. Confira o motivo para a escolha e curiosidades da vereadora eleita.