Prefeitos do Vale do Rio Pardo discutem ações na Fenachim

-

O auditório do Parque do Chimarrão sediou, na manhã desta sexta-feira, 09, mais um encontro mensal entre os chefes de executivos dos municípios do Vale do Rio Pardo. O presidente da Amvarp e prefeito de Candelária Paulo Butzge, comandou a assembleia ordinária e introduziu as pautas da reunião. O prefeito Airton Artus, como anfitrião do evento, desejou as boas-vindas aos visitantes e convidou-os a participar das atrações da 13ª Fenachim.

Entre os assuntos discutidos esteve a apresentação do Inventário Patrimonial e demais serviços para o setor público, a preocupação dos municípios a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a transferência de dois mil policiais militares para a Capital durante a Copa do Mundo, a apresentação do Programa de Governo RS Transparente e por fim a discussão sobre a possibilidade de os municípios entrarem na justiça contra a EGR, cobrando pelo atraso nas obras de recapeamento nas estradas da região.

Para o prefeito Airton Artus, que levantará a pauta da EGR em conversa com o governador Tarso Genro neste sábado, durante a Fenachim, é necessário esgotar todos os entendimentos diplomáticos, fora da área judicial. Sobre o cadastro ambiental rural, o secretário de Agricultura de Venâncio Aires, Fernando Heissler, mostrou preocupação sobre o prazo de apenas um ano para a realização de cadastro de regulação das propriedades. Heissler explica que as Prefeituras têm poucas condições de deslocar servidores especializados na área e é preciso buscar outras formas para regularizar as propriedades.

O coordenador da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas e ex-presidente da Amvarp, João Davi Goergen, diz que irá levar as solicitações e dúvidas dos prefeitos ao Governo do Estado. Segundo Goergen, a EGR sinalizou de forma positiva e a expectativa é de que a recomposição do asfalto na região do Vale do Rio Pardo seja efetivada em breve.

Já o prefeito de Rio Pardo, Fernando Henrique Schwanke, sugeriu que os municípios repassem informações a respeito dos números de atendimentos de usuários de drogas e como são realizados os procedimentos. “é um assunto pertinente e que causa preocupação. Temos que nos unir para que um Município possa ajudar ao outro”, ressaltou Schwanke.

A próxima reunião entre as lideranças regionais será realizada no dia 7 de junho, às 10h, em Vera Cruz. A prefeita Rosane Petry deve informar o local através da assessoria da Amvarp na semana que vem.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido