Dos nove vereadores eleitos em Vale Verde para a próxima legislatura, seis nomes vão mudar em relação ao atual mandato e três seguirão com os trabalhos. Considerando as siglas, MDB será maioria, já que elegeu cinco nomes. Entre eles, a mais votada, Débora Rosa da Silva, e dois reeleitos, Dion Souza e Elário Rosa da Silva. Completam a nominata emedebista Jorge Ribeiro e Patricia Gerhardt. O PDT também garantiu uma cadeira, com o reeleito João Tabajara Queiroz. Os demais vereadores são Roger Toillier (PP), Taitiane Teixeira (PL) e Euzébio França (PSB). Pela formação, o Executivo de Vale Verde terá a grande maioria na Câmara, com oito vereadores, já que o único eleito que integrava a coligação de oposição na majoritária é Euzébio (PSB).
Para conhecer um pouco mais sobre os escolhidos pelos eleitores, a Folha do Mate apresenta um pequeno perfil, onde eles falam sobre as trajetórias antes da política, as motivações para concorrer e quais bandeiras pretendem defender nos próximos quatro anos.
DÉBORA ROSA DA SILVA (MDB)
Com 201 votos, Débora Rosa da Silva, 34 anos, se candidatou pela primeira vez e acabou como a mais votada em 2024. Ela já trabalhou como estagiária em banco e no comércio, sempre diretamente com o público. Débora é irmã de Elario Rosa da Silva (vereador reeleito) e de Emir Rosa da Silva (ex-vereador, ex-vice-prefeito e por duas vezes prefeito de Vale Verde).
Ela conta que, como a família sempre esteve envolvida com política, desde pequena teve vontade de trabalhar e representar a população vale-verdense. Para ela, ser eleita representa a aceitação da população e que a comunidade deseja um Legislativo atuante para todos. “O sentimento é de gratidão e preciso agradecer família, amigos e apoiadores.”
Sobre as prioridades, Débora destaca que quer atuar para melhorar e ampliar recursos e projetos na área da agricultura. Na saúde, junto com o Executivo, quer lutar para manter a Unidade Básica de Saúde (USB) como referência, garantindo um atendimento de qualidade. Na educação, quer atuar juntos às demandas de pais e alunos. “Um dos objetivos é trabalhar para termos quadra esportiva coberta nas escolas municipais que ainda não têm. Também vou colaborar na busca de recursos e pedir a pavimentação e canalização das ruas na área urbana, que ainda não receberam o serviço.”
DION SOUZA (MDB)
Nascido e criado em Vale Verde, Dion Alexandre Ribeiro de Souza, 38 anos, é um dos reeleitos nesse pleito, com 199 votos, pelo MDB. Começou na Prefeitura como cargo de confiança (CC) e depois passou no concurso público como vigia. Atualmente, trabalha na Secretaria de Obras. Souza destaca sua ligação com o esporte, tendo jogado vários campeonatos e depois como organizador. “Fiz 17 campeonatos municipais, sempre fui um incentivador, ajudando os times com patrocínios.”
Eleito em 2020, o emedebista afirma que sua motivação para participar da política foi a vontade de ajudar seu município e as pessoas. “Sou um cara simples e humilde e estou sempre pronto para ajudar. Nesse novo mandato quero fazer ainda mais. Ter sido eleito representa a confiança da população e a responsabilidade de ser a voz do povo na Câmara. É um orgulho imenso para mim poder representar meu povo e meu município.”
Para os próximos quatro anos, destaca as seguintes prioridades: “Nossa saúde é referência na região. Nossa educação ganhou prêmios e foi reconhecida em nível estadual. Temos o compromisso de manter e melhorar estes serviços. Esporte é uma bandeira que sempre defendo, pois esporte é vida. E nossa agricultura, carro-chefe do município, pois nossos agricultores precisam de apoio. Passamos por períodos de seca e enchentes que geraram prejuízos de grande impacto na economia.”
JOÃO TABAJARA (PDT)
Um dos três reeleitos no pleito municipal de 2024 é João Tabajara Queiroz (PDT), 56 anos. Ele fez 178 votos e já trabalhou como agricultor, na cultura do tabaco e depois foi segurança. Atualmente, é motorista escolar, profissão que divide com suas responsabilidades dentro do Legislativo.
João Tabajara destaca que sua motivação por concorrer veio da vontade de poder ajudar os vale-verdenses. “Poder ajudar mais as pessoas que já me procuravam antes, então o principal é sempre ajudar a população de Vale Verde.”
Para ele, novamente receber um voto de confiança para seguir na Câmara representa orgulho. “Isso me motiva muito, não esperava tanta votação. Então é continuar trabalhando pela população.” Segundo o vereador, a bandeira principal é a saúde, sendo que foi sua palavra usada na campanha. “Vamos continuar sempre ajudando, trabalhando pela educação e pelo transporte também.”
JORGE RIBEIRO (MDB)
Jorge Ribeiro é natural de Venâncio Aires, onde nasceu em 1949. Aos 75 anos, será o vereador mais velho da próxima legislatura, cadeira que conquistou após fazer 165 votos pelo MDB. Antes disso, já havia sido eleito em 2012 e ficou na suplência da Câmara por dois mandatos, após as eleições de 2008 e 2020.
Ribeiro foi agricultor até os 18 anos, depois migrou para Porto Alegre, onde trabalhou em indústrias de adubos até abrir sua própria empresa. “A motivação para concorrer a vereador foi poder ajudar mais a comunidade vale-verdense que tão bem me acolheu. Ter sido eleito representa muito orgulho pelo reconhecimento do pessoal por toda ajuda que dou à população mesmo quando não era vereador. E que continuarei ajudando.”
Ribeiro afirma que pretende levar incentivos e melhorias para a comunidade. “Destacando ajuda nas escolas e clubes de mães, e auxiliar os formandos, que já ajudo todos os anos. Nas festas das comunidades também.” O vereador também mencionou a ideia de buscar verbas para melhorias no entorno da capela de Nossa Senhora Aparecida, na localidade de Cerro do Chileno “a qual construí com recursos próprios”, observa.
ROGER TOILLIER (PP)
Aos 23 anos, Roger Grunvaldt Toillier é o vereador mais novo eleito nesse pleito e recebeu 164 votos. Ele relata que desde a adolescência acompanha o pai no cultivo da soja e no transporte de tabaco, onde foi adquirindo conhecimento e fazendo amizades. Da motivação em concorrer, ele cita que sempre acompanhou o trabalho do vereador Gabriel Dettenborn de Mello (MDB), o Melinho, agora vice-prefeito eleito. “Me veio a vontade de também trabalhar para nosso município, pois sou um cara novo com muita energia e sei que vou estar sempre à disposição da nossa população.”
Ele se diz orgulhoso pela eleição, pois significa que as pessoas acreditam no seu potencial. “Todos sabem que aqui nasci, cresci e tenho todas minhas raízes nesse lugar.” Para os próximos quatro anos, o eleito destaca que a agricultura será a principal bandeira. “Sei das dificuldades que nossos agricultores enfrentam e estarei sempre ao lado deles.” Toillier menciona o apoio e incentivo aos jovens, para serem os melhores possíveis no futuro. “Pretendo sempre lutar para ter escolinhas de futebol e vôlei e tentar buscar uma diversificação de esportes para o município. E o mais importante, estar sempre fiscalizando a nossa saúde, que hoje é espetacular.”
PATRICIA GERHARDT (MDB)
Conhecida como Pati, Patrícia Gerhardt (MDB) tem 32 anos e fez 160 votos. É neta e filha de agricultores, já trabalhou no comércio, foi soberana de Vale Verde e é formada em Pedagogia. Atuou em uma escola do município e também foi eleita conselheira tutelar. Nos últimos anos, esteve à frente da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.
Ela conta que a decisão de entrar na política foi pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “É com imensa gratidão e humildade que compartilho a importância e o significado de ter sido eleita. É uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade de servir, de representar e de contribuir para o bem-estar de todos.”
Patricia acredita que um vereador precisa estar aberto a discutir todas as necessidades e que uma de suas bandeiras é a educação. “Acredito que é a base para o desenvolvimento de uma sociedade justa, inclusiva e próspera, e por isso me empenharei em promover políticas e ações que fortaleçam e valorizem o sistema educacional em nossa cidade.” A vereadora eleita também cita a agricultura. “Não apenas como atividade econômica, mas como pilar da segurança alimentar, da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento local. Estou empenhada em trabalhar pela valorização da nossa agricultura familiar.”
TAITIANE TEIXEIRA (PL)
Taitiane Teixeira tem 50 anos e foi eleita vereadora pelo PL com 151 votos. Filha de um agricultor e uma professora, se formou em Fisioterapia e tem doutorado em Acupuntura. Ela conta que, em 2012, depois de ter percorrido outros municípios realizando trabalhos em saúde e educação, decidiu investir e se dedicar à saúde de Vale Verde, onde cresceu. “Busquei oportunidade de avançar na saúde preventiva e curativa da nossa cidade através da busca de recursos federais para a execução de projetos. Como cidadã, consegui emendas parlamentares para implantação das PICS [Práticas Integrativas e Complementares em Saúde] em Vale Verde, atualmente referência no estado.”
Segundo Taitiane, ter sido eleita representa compromisso e comprometimento com a comunidade que lhe confiou para representá-la. “Não há colheitas sem plantio, e estou feliz por semear o afeto, a confiança, a fé e a esperança de que posso contribuir e representar os anseios populares para o bem comum.” A vereadora eleita diz que sua função estará voltada a propor melhorias em garantir direitos da população e promover o bem-estar e qualidade de vida de todos, continuar buscando recursos parlamentares e ser o elo entre o povo e o Executivo.
EUZÉBIO FRANÇA (PSB)
Sebastião Euzébio Ferreira França tem 64 anos e foi eleito pelo PSB com 145 votos. Pescador, mora no balneário Monte Alegre há 43 anos, onde criou a família. Ele começou a trajetória política em 2008, quando concorreu a vereador e foi o terceiro mais votado. Em 2012, acabou reeleito vereador como o segundo mais votado. “Fiquei quatro anos fora da política, voltei a concorrer como vice-prefeito [2020], mas não consegui. Agora, a pedido do povo, concorri a vereador e consegui.”
Euzébio conta que sua motivação por entrar na política foi o desejo de lutar pelo direito do povo. “Creio que essa é minha missão na política. Ter sido eleito é motivo de grande orgulho e vejo que, em todos os anos que concorri, fiz um bom trabalho.”
Novamente com a oportunidade de ser vereador, destaca que vai trabalhar pela agricultura, saúde, educação e pelo interior. “Todos merecem atenção e também vou levantar a bandeira das crianças especiais, dos autistas, para ter mais informações, pois todos merecem respeito em qualquer lugar, assim como os idosos.”
ELÁRIO ROSA DA SILVA (MDB)
Elário Rosa da Silva tem 52 anos e é um dos vereadores reeleitos de Vale Verde. O parlamentar do MDB fez 130 votos vai para o terceiro mandato consecutivo no Legislativo e será colega da irmã, Débora, a mais votada nesse pleito. Elário já foi agricultor e hoje é funcionário público. Ele conta que decidiu concorrer novamente depois de conversar com amigos e vizinhos. “Ser novamente eleito representa o trabalho que a gente vem fazendo na vida política, com um conhecimento grande do município.”
Sobre as principais bandeiras para defender na Câmara, o emedebista destaca que precisa pensar muito na saúde, na educação e na agricultura. “É um município agrícola, então tem que dar muita atenção para agricultura, nosso carro-chefe, sem esquecer da cidade. Como vereador, penso que todas as pastas são importantes e vamos atrás de mais projetos. Buscar mais maquinário e na saúde buscar ambulância e equipar ainda mais o posto.”