Durante um período da história brasileira, ser político era sinônimo de apenas uma classe social e profissões específicas. No entanto, o roteiro de vida para concorrer a um cargo político mudou completamente nas últimas décadas. Agora, não é necessário ser milionário, de família conhecida ou apadrinhado por um nome famoso no ramo. Everton Dias (PDT), vereador eleito com 1.011 votos para o mandato 2025/28 em Venâncio Aires, é uma prova disso.
Com 37 anos, foi a primeira vez que colocou o nome à disposição da comunidade e acredita ter sido o momento certo para se candidatar. Ainda que tivesse medo, projetava entre 400 e 700 votos e foi surpreendido com a votação acima de mil. “Foi natural, as pessoas me falavam que eu tinha potencial, mas não pensava muito sobre, agora que me deu a vontade”, acrescenta.
Conheça: Mais votado em Venâncio, Quintana sonha com voos mais altos
Inexperiente na política, o futuro parlamentar acredita que terá boa relação com os demais eleitos, principalmente pela facilidade de fazer amizades. “Busco o bem e a união, para que todos estejam juntos pelo município”, completa. O principal desafio, para ele, será nos primeiros meses, para entender a rotina e as questões burocráticas, para o qual pretende indicar assessores com conhecimento nas áreas.
Objetivos
De acordo com Everton, um vereador precisa “botar a cara” e tentar ajudar a comunidade, presente para entender a realidade e os problemas. A saúde, o apoio aos bairros e projetos sociais serão as principais bandeiras defendidas pelo pedetista. “É necessário esse olhar para os bairros, as comunidades e o interior.”
Conheça: Apoio ao produtor e pavimentação: as prioridades de Eduardo Luft
No entanto, a grande meta é ser conhecido como o novo vereador da saúde. Reconhecido na área, Everton pretende apoiar projetos relacionados ao meio, para melhorar a vida da comunidade venâncio-airense. “Quero levar o bem para as pessoas. Quanto mais vereadores na saúde, melhor [em referência a Tiago Quintana (PDT) e Sandra Silberschlag (PP), eleitos e com relação com a saúde]”, enfatiza.
Um dos principais lemas de Everton durante a campanha foi a disponibilidade. Como coordenador do Transporte de Saúde do Município, ele afirma que sempre deixou o número de celular à disposição, 24 horas por dia, sete dias por semana. “Continuará sendo assim”, completa.
História de Everton Dias
O vereador eleito cresceu no bairro Brígida, onde viveu com a mãe Adriana até os 8 anos. Após, mudou-se para o bairro Battisti, em decorrência de um relacionamento da mãe. No entanto, com apenas 12 anos e após desavenças com o companheiro da progenitora, passou a morar com a tia Flávia, até os 17 anos. “Ainda passei por outras casas no período, sempre no Battisti”, relembra.
Na infância, Everton gostava de jogar futebol, brincar de ‘carretinha’, bolica e até de se banhar no arroio Castelhano, em dias mais quentes. “Naquela época ainda dava pra entrar na água, hoje eu diria que é meio arriscado”, brinca, entre risos.
Neste período, quando tinha apenas 10 anos, perdeu a irmã Jandiara. “Foi um baque grande”, afirma o parlamentar eleito. Em decorrência disso, também parou de estudar no 7º Ano do Ensino Fundamental. E foi nesta realidade e “cheio de pensamentos ruins”, como ele define, que encontrou uma pessoa muito importante para a sua trajetória: aos 16 anos, conheceu Suziane, com quem tem união estável e está junto há mais de 20 anos. “Ela mudou a minha vida”, comemora.
Com Suziane, tem duas filhas, Ana Luiza, de 18 anos, e Catarina, de 12. A mais velha, nasceu quanto Everton servia no Exército, para o qual pediu dispensa para acompanhar o crescimento da filha. Com cerca de 18 anos, voltou a estudar e concluiu o Ensino Médio e, posteriormente, cursou e se formou em Técnico em Enfermagem, no Colégio Oliveira. Em meio ao curso, teve a oportunidade de estagiar na Prefeitura de Venâncio, na Secretaria de Saúde e, em 2017, se tornou coordenador do Setor de Transporte da Saúde.
Agora, cursa Gestão Pública na modalidade Ensino à Distância (EAD) na Uniasselvi. No tempo livre, Everton gosta de estar junto com a família, brincando com as filhas, realizando passeios no interior e, ainda, assistir filmes. “Gosto de filmes de guerra e ação. Mas a gente prefere mesmo é pegar umas caixas de isopor com picolés e rodar o interior”, destaca.
Trajetória política de Everton Dias
• Everton iniciou na Prefeitura de Venâncio como estagiário na Secretaria de Saúde, em 2014. Posteriormente, passou dois governos, de Giovane Wickert (PSB) entre 2017 e 2020, e de Jarbas da Rosa (PDT) entre 2021 e 2024, como Chefe de Departamento Técnico e Administrativo de Saúde, responsável pela coordenação do Setor de Transporte.
• Neste período, tinha pouca ligação partidária, mas esteve filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e ao Republicanos, entre 2016 e 2020. Em 2021, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e decidiu concorrer em 2024.
• Neste pleito, foi eleito vereador pela primeira vez, com 1.011 votos.
“Foi o momento certo. Recebi o apoio da comunidade, o povo pedia para eu ser candidato e, agora, quero poder ajudar a todos.”
EVERTON DIAS
Vereador eleito
A reportagem da Folha do Mate convidou os candidatos a escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista: Everton Dias escolheu o pátio da Prefeitura de Venâncio Aires, local onde ficam estacionadas as ambulâncias do Município. Confira o motivo para a escolha e curiosidades do vereador eleito.