Com o objetivo de promover a cultura, integração e resgate da história açoriana em Venâncio Aires, além de comemorar os 26 anos da Associação Amigos do Cemuc (AACemuc), o Departamento Cultural da entidade organiza uma Convenção Cultural Açoriana. O evento, aberto ao público, inicia na sexta-feira, 8, às 13h, no Clube de Leituras, com palestras e apresentações artísticas. O ponto alto da programação será o lançamento do videoclipe ‘Cantando a História do Povoamento Açoriano em Venâncio Aires’, com a música escrita por Libório Wilges.
A programação continua no sábado, 9, a partir das 20h, com o jantar de aniversário de 26 anos da AACemuc, que ocorrerá na Cabana São Judas Tadeu, no bairro Grão-Pará. A noite contará também com apresentações artísticas e o encerramento oficial da convenção.
Segundo a integrante do Centro Luso-Açoriano da AACemuc, Maria Zulmira Portella de Moura, a programação será uma oportunidade para os venâncio-airenses conhecerem melhor a cultura açoriana, seus costumes e tradições. “O povo do município tem pouco conhecimento sobre o assunto, e a Convenção Cultural Açoriana será uma oportunidade para conhecer a história dos antepassados, que são importantes para o nosso município. O encontro também promove a integração de pessoas de fora do município, como é o caso do Grupo de Danças Açorianas de Viamão, que realizará a sua apresentação durante a programação da sexta-feira, 8”, comenta.
JANTAR
Os cartões para o jantar estão sendo comercializados na sede da Associação Amigos do Cemuc, localizada na rua 15 de Novembro, 1.437, no Centro da Capital do Chimarrão, junto ao polo do Centro Educacional Uninter, ou com membros da diretoria da associação, no valor de R$ 35.
O cardápio inclui carne suína e galeto, massa, molho, aipim, saladas diversas e sobremesa. Reservas podem ser feitas pelos telefones (51) 3741-5249 ou (51) 98529-0251.
Saiba mais:
1 O Núcleo Luso-Açoriano foi oficialmente instalado durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em maio de 2019, e tem como objetivo o resgate, a pesquisa e a preservação cultural das origens venâncio-airenses.
2 O grupo de pesquisa conta com uma Sala Açoriana junto ao Cemuc e é destinada a estudos, exposição de objetos e artesanato originário português. Atualmente, conta com 16 mulheres que realizam encontros mensais na primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 15h30min, na Sala Açoriana.
3 Outro destaque do grupo é a edição do livro ‘Venâncio buscando raízes’, de Maria Zulmira Portella de Moura.
4 Um dos projetos também realizados pela Associação Amigos do Cemuc é o Musical Uninter, com cantores e instrumentistas, adultos e crianças, sob regência do maestro Daniel Böhm.
Sobre o videoclipe
Na sexta-feira, 8, o destaque da programação será o lançamento do videoclipe ‘Cantando a História do Povoamento Açoriano em Venâncio Aires’, com a música escrita pelo venâncio-airense Libório Wilges, morador de Vila Estância Nova. Segundo ele, a letra da música foi escrita há 10 anos, mas não havia sido divulgada. “Voltei a trabalhar na letra novamente e aprontei em 2020”, conta. A partir do recurso do Município, foi possível gravar a música e produzir o videoclipe. “Resolvi colocar em forma de música e declaração, com vários artistas cantando e declamando a história que está nos livros, mas agora em forma de música”, explica o compositor.
Programação:
Sexta-feira, 8, de novembro, no Clube de Leituras
- Intervenção lúdica e contação de história com Potira
- Apresentações artísticas com o Grupo de Danças Resgatando as Raízes de Venâncio Aires e Grupo de Danças de Viamão
- Apresentação de canto com a professora Viviane Bilo
- Palestra sobre o resgate da cultura açoriana em Mostardas com a professora Marisa Guedes
- Videoclipe ‘Cantando a História do Povoamento Açoriano em Venâncio Aires’- Libório Wilges
Sábado, 9 de novembro
- 20h: apresentação do Grupo de Danças Açorianas
- 20h30min: jantar
- 21h30min: apresentação com o Musical Uninter