No domingo, 3, foi realizado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). Os inscritos responderam questões sobre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação que teve como tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.
Em Venâncio Aires são 1.216 inscritos, sendo 517 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Em todo o país, são cerca de 4,3 milhões de estudantes envolvidos, sendo 1,6 milhão concluintes do Ensino Médio. Entre os participantes na Capital do Chimarrão esteve Lauana Iochims Steffens, 17 anos. Ela é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (CAJ), onde realizou a prova. A jovem classificou o dia de provas como difícil e cansativo, mas acredita ter se saído bem na área de Linguagens.
Foi a primeira vez que Lauana fez o Enem. A jovem pretende alcançar boas notas para conseguir bolsa de estudos ou seleção para uma universidade federal. Ela pretende cursar Medicina Veterinária na graduação. Sobre o tema da redação, ela relatou dificuldades para escrever sobre, mesmo com os textos de apoio que a prova fornece.
Anderson Grizotti, 36 anos, é experiente no Enem e já fez o exame mais vezes. O objetivo da prova neste ano foi garantir uma nota mais recente para tentar uma bolsa para o curso superior em Enfermagem. Grizotti já é formado em Técnico em Enfermagem, atua no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e buscará essa nova formação. Ele destaca a dificuldade no exame devido aos longos textos nos enunciados das questões, mas acredita ter se dado bem na redação. “Gostei do tema e deu para desenvolver bem”, acredita.
Quem também participou do primeiro dia de provas foi Isabela dos Santos, 16 anos. Ela é estudante do 2º ano do Ensino Médio da EEEM Wolfram Metzler, e fez a prova como teste, já que no próximo ano precisará de uma boa nota para ingressar no Ensino Superior. Mesmo que foi a primeira experiência dela no exame, achou tranquilo e interessante. O tema da redação, segundo ela, fugiu bastante do que achou que poderia cair na prova, mas, mesmo assim, acredita que conseguiu escrever um bom texto. “Foi uma surpresa, achei que seria algo sobre as catástrofes que tivemos neste ano”, conta. A intenção da jovem, ao sair do Ensino Médio, é cursar Psicologia.
Provas seguem
O segundo dia de prova do Enem 2024 será no próximo domingo, 10, quando ocorrem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá uma duração total de cinco horas. Os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma hora da tarde, no horário de Brasília. A prova inicia às 13h30min. A divulgação dos gabaritos do Enem 2024 será no dia 20 de novembro e a divulgação dos resultados no dia 13 de janeiro de 2025.