Por Henrique Kuhn, diretor da Dale Carnegie
A preparação de líderes desde cedo é fundamental para preparar indivíduos capazes de conduzir equipes, solucionar problemas complexos e, acima de tudo, alinhar pessoas a uma visão estratégica. As mudanças no mercado são rápidas e constantes, por isso contar com líderes qualificados se torna um diferencial competitivo essencial.
A Dale Carnegie é uma referência mundial na formação de líderes, metodologia que transforma o aprendizado em desenvolvimento de competências como comunicação, empatia, resiliência e tomada de decisão, sempre considerando a individualidade de cada gestor e as demandas específicas de cada empresa.
Através de exercícios práticos, simulações e treino constante os participantes são desafiados a sair da zona de conforto e aplicar o aprendizado no ambiente corporativo. Esse método prepara líderes para enfrentar com confiança e empatia os desafios do cotidiano, além de inspirar suas equipes a alcançar seu potencial máximo.
Preparar talentos para funções de liderança ainda nas fases iniciais da carreira permite que esses profissionais desenvolvam competências em resolver conflitos e construam uma mentalidade voltada para a inovação e o crescimento.
Um risco que gera resultados baixos
Líderes que assumem cargos de gestão sem uma preparação mínima adequada enfrentam desafios: comprometer clima organizacional, desempenho do negócio, dificuldades em motivar equipes, tomar decisões assertivas e estabelecer uma comunicação clara com os colaboradores.
Além disso, a ausência de preparo em gestão de pessoas resulta em uma alta rotatividade de funcionários, falta de engajamento e um ambiente de trabalho desmotivador. Esses líderes também costumam ter dificuldades em administrar o próprio tempo e lidar com pressões, o que impacta negativamente sua saúde mental e a produtividade da equipe. Em última instância, a falta de formação pode ser um limitador do crescimento do seu negócio, você já pensou sobre isso?