Venâncio em busca de quem ainda não sabe ler e escrever

-

Ler esta reportagem, é o que muitos gostariam de poder fazer neste instante, mas infelizmente ainda não conseguem. Digo ainda, pois você que agora acompanha este texto pode mudar o cenário, ao menos em Venâncio Aires. 4% da população local precisa ouvir da sua boca esta leitura e ser incentivada a participar do programa Brasil Alfabetizado.

O índice é uma estimativa da Secretaria Municipal de Educação, com base em dados do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até aquele ano, a Capital do Chimarrão contava com 2.477 pessoas não alfabetizadas, acima dos 15 anos, idade mínima que já é possível se inscrever no programa federal.

O número corresponde a 4,60% e que reduziu para 4% com as três primeiras edições do projeto, que em Venâncio Aires é denominado de “Alfabetizar: Um novo mundo que se abre”. De 2011 até 2013, 218 pessoas voltaram para sala de aula, aprenderam a ler e escrever e foram diplomadas.

Conforme a coordenadora local do programa, Andréia Cassuli, a erradicação do analfabetismo não virá nesta edição, porém, é preciso colaboração de toda comunidade para se alcançar tal meta no futuro. “Por isso precisamos muito da ajuda da comunidade pra divulgar esse projeto, até mesmo dizer onde gostariam que fossem abertas turmas.”

Andréia Cassuli frisa que o dever de uma comunidade é, enquanto gestores e cidadãos, ajudar para que essas pessoas ingressem na sociedade. Ela cita a fala do teólogo e escritor Leonardo Boff, onde destaca que “Ler e escrever é a chave para entrar na sociedade moderna”.

Inscrições

As inscrições para o programa Brasil Alfabetizado em Venâncio podem ser feitas ainda hoje e na sexta-feira, 16. Amanhã, como a Secretaria de Educação conta apenas com expediente interno, não haverá a possibilidade de cadastro. A pasta fica na rua Osvaldo Aranha, 515, no mesmo prédio da Biblioteca Pública, mas também é possível ligar para secretaria, através do telefone 3983-1085.

Conforme cronograma elaborado, na segunda-feira, 19, haverá reunião com os cerca de dez alfabetizadores, onde os cadastros feitos serão repassados para o sistema e na terça-feira, 20, as aulas efetivamente começam. Em todos os pontos com turmas articuladas este primeiro encontro será a partir das 19h, onde serão combinados turnos e horários das aulas. As aulas tem período de oito meses e acontecem sempre na parte da noite, sem custos para os participantes.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido