Santa Cruz do Sul receberá, outra vez, diversos grupos tradicionalistas para mais uma edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o maior festival amador de arte da América Latina. A programação inicia nesta sexta-feira, 15, e segue até domingo, 17, no Parque da Oktoberfest. O evento reúne cerca de cinco mil artistas em diversas modalidades, como danças tradicionais, declamação e música.
Entre os representantes de Venâncio Aires e da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) no Enart 2024, está o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição, que busca a classificação inédita para a finalíssima nas danças tradicionais força B. O patrão da entidade, Bruno Cassariego, destaca que a expectativa do grupo é conseguir uma boa classificação. “Tivemos um bom ano de novo, com bons resultados. Em todos os rodeios que fomos campeões no ano passado, continuamos neste ano”, cita o patrão, em alusão às vitórias na Inter-Regional do Enart, rodeio do 35 Centro de Tradições Gaúchas (CTG), rodeio do CTG Giuseppe Garibaldi e os vice-campeonatos no sarau do CTG M’Bororé e rodeio do Mercosul. “A expectativa é, no mínimo, estar entre os cinco melhores do estado”, destaca.
Nesta edição do evento e para o ano 2024-2025, o grupo leva como temática Brígida Fagundes do Nascimento, a pessoa que deu surgimento à parte central de Venâncio Aires, com a doação do terreno para construção da Igreja Matriz São Sebastião Mártir. A invernada adulta é composta por 28 integrantes e o grupo coleciona várias apresentações no Enart: 2017, 2019 e 2023 – vai para a quarta participação.
Cassariego diz que a preparação nas semanas que antecedem o evento foi intensa. Durante a semana, o grupo tem ensaios três vezes e os fins de semana somam mais oito horas de ensaios. “Está sendo bem intenso, até porque a gente almeja muito estar na finalíssima e ter um bom resultado”, reforça. O DTG se apresenta no sábado, 16, por volta das 10h30min, no segundo bloco. Tanto na força A como na força B são cinco blocos, com oito grupos cada. São classificados os quatro melhores de cada bloco, totalizando os 20 melhores do estado para o domingo, 17, quando ocorre a grande final.
Força e união
A coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen Mayer, diz que a participação no Enart deste ano é uma demonstração de força, união e superação, já que mesmo após a grande enchente de maio, que atingiu muitos municípios da região, as entidades não recuaram. “Todas arregaçaram as mangas, ajudaram suas comunidades e se uniram para enfrentar as dificuldades. E, hoje, é com grande orgulho que vejo essas mesmas pessoas no maior festival de arte e tradição da América Latina”, ressalta.
Luce Carmen evidencia que a caminhada foi desafiadora, mas a vontade de preservar a cultura gaúcha e o amor pelas tradições fala mais alto nas entidades. “Essa participação é mais do que uma competição, é um tributo à resiliência de cada entidade e à solidariedade que nos define. Estamos prontos para mostrar ao mundo que a força do nosso tradicionalismo supera qualquer adversidade”, reforça a coordenadora.
Participantes de Venâncio Aires no Enart
Causo
- José Carlos Moraes – GF Essência da Tradição
- Tiago Zarth Lenz – CTG Chaleira Preta
- Valentim Galarsa Silveira – Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição
- Kelen Dewes – CTG Chaleira Preta
Chula
- Lucas Gabriel Keller – CTG Erva Mate
- Nicolas Endrigo da Rosa Aquino – GF Essência da Tradição
Dança gaúcha de salão adulta
- Felipe Rafael Castro da Rosa e Maiara Letícia Ebert da Rosa – CTG Erva Mate
- Nicolas Endrigo da Rosa Aquino e Isadora Catarina Moraes – GF Essência da Tradição
Declamação feminina
- Cristiana Treib Moraes – GF Essência da Tradição
Declamação masculina
- Edison Luis Azambuja Aquino – GF Essência da Tradição
Solista vocal feminino
- Marla Louriane de Oliveira – DTG Piazito da Tradição
Solista vocal masculino
- Mateus André Schwingel Cassariego – DTG Piazito da Tradição
Danças tradicionais força B
- DTG Piazito da Tradição