Ele tem as raízes na agricultura e em Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão, localidade onde cresceu e vive até hoje. No dia 6 de outubro, o pedetista José Eliseu Rodrigues da Silva, mais conhecido como Zeca Rodrigues, 59 anos, somou 168 votos e foi reeleito como o sexto vereador mais votado da Cidade das Orquídeas. Este será o segundo mandato consecutivo do parlamentar, que participou da disputa por uma cadeira no Legislativo pela primeira vez em 2020.
De acordo com ele, a relação com a política é uma herança familiar. “O PDT está no sangue dos Rodrigues de Vila Santo Antônio. É um partido que a gente se identifica”, destaca. No pleito realizado há quatro anos, ele viu a oportunidade de concorrer pela primeira pela sigla. “Agora fui à reeleição e, graças a Deus, consegui me reeleger”, comemora.
Além de trabalhar com a agricultura, especialmente com o plantio de erva-mate, aipim e milho, Zeca cria alguns animais e durante 18 anos atuou como auxiliar de produção na CTA Continental Tobaccos Alliance, localizada em Venâncio Aires. A trajetória do parlamentar também é marcada pela dedicação a atividades comunitárias.
Ele já ocupou cargos na diretoria da Assocersa, de Vila Santo Antônio, na Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua e na comunidade católica. Além disso, em duas oportunidades foi conselheiro tutelar. Na vida política, entre outubro de 2022 e abril de 2024, respondeu pela Secretaria de Obras, Viação e Trânsito em Mato Leitão. “Foi uma experiência muito boa e aprendi muito”, destaca.
Cristão, Zeca Rodrigues ressalta a importância da fé para a sua trajetória. “Sem Deus não somos nada. Precisamos estar com Ele nas dificuldades e nas horas boas. Sempre temos que agradecer”, menciona. O vereador reeleito é pai de Allan Matheus, de 33 anos, e Lucas Gabriel, de 17 anos. Ele é filho de Rodolpho Rodrigues, o Roda, e Helena da Silva, conhecida como tia Helena, ambos já falecidos.
Folha de Mato Leitão – Quem é a sua maior inspiração na política?
José Eliseu Rodrigues da Silva, o Zeca Rodrigues – Como sou do PDT, tenho duas inspirações. Primeiro é o saudoso Leonel Brizola [já falecido], porque para mim ele foi um dos maiores políticos que o Brasil teve, com o interesse de defender o povo e valorizar muito a educação. Outra referência que tenho é aqui de Mato Leitão, a dona Eunice Heuser, pelo exemplo de pessoa que ela é e por ser uma batalhadora dentro do partido e também no processo de emancipação de Mato Leitão. Sempre sou muito grato pelo que ela fez e pelo esforço durante aqueles anos de luta pela emancipação.
O que representa para você ter sido reeleito?
Gratidão e para mim é uma honra muito grande poder representar, principalmente, a comunidade de Vila Santo Antônio. Sempre confiando em um bom trabalho e pedindo sabedoria para Deus, que é o mais importante de tudo.
Por que você acha que foi reeleito?
Primeiro lugar pelo apoio da família, porque a família Rodrigues é muito grande. Tenho mais de cem parentes que votam em Mato Leitão. Como eu trabalhei dois anos na Secretaria de Obras, como secretário, pude fazer muitas amizades novas, que agora me ajudaram na caminhada. Isso foi muito importante também. E algo que contribuiu bastante é que eu tenho muitos amigos, que já me apoiaram há quatro anos e seguem me apoiando. Esse foi o foco maior da minha votação.
Para você, qual é o papel do vereador?
Uma das atribuições do vereador é fiscalizar o Executivo. Isso é primordial. O vereador precisa estar a par das contas e representar o povo na Câmara de Vereadores.
Qual vai ser a bandeira do seu mandato como vereador?
Existem várias, mas a principal é o vereador ser a voz do povo no Legislativo. Sobre projetos, já fiz uma indicação e eu vou ‘bater’ muito em cima dessa pauta, que é um asfalto no Loteamento Amizade. São mais de 200 moradores e a maioria paga IPTU. Acho que eles têm o direito de ter um asfalto na rua principal, porque vai amenizar a questão da poeira e vai valorizar o local. Eu também quero trabalhar na agricultura e no meio ambiente. Acho que o município tem uma bacia hidrográfica bem rica, mas temos que manter essas nascentes. Inclusive, no primeiro ano como vereador eu fiz uma indicação sobre a preservação das nascentes, mas eu ainda quero continuar trabalhando em cima disso. Só damos valor para a água quando vem uma estiagem. Acho que está na hora de trabalharmos mais a preservação.
Qual projeto, ação ou obra precisa ser realizado em Mato Leitão?
Mato Leitão tem vários programas e eu acho que o município está bem estruturado, mas acredito que precisamos intensificar a questão do meio ambiente, pensar mais no tratamento do esgoto. Uma obra importante é ter uma área para descartar os resíduos das fossas sépticas, porque Mato Leitão não tem rede coletora de esgoto.
Você é um vereador de situação. De que forma isso influencia na condução do seu trabalho?
Para falar bem a verdade, nunca tive essa questão de ser situação. No meu ponto de vista, vereador é vereador. Ele precisa, em primeiro lugar, pensar no bem do Município. Para mim, tanto faz ser de situação ou não. A prioridade são as pessoas e o Município, e vou trabalhar em cima disso.
Se você tivesse que escolher apenas uma conquista de Mato Leitão ao longo desses 32 anos de história, qual você elencaria?
O Centro Administrativo, porque para mim é primordial ter esse espaço. Lógico que a saúde e a educação são muito importantes, mas graças a Deus está tudo correndo bem nessas áreas. O Centro Administrativo gera redução de despesas com o aluguel, melhora no atendimento às pessoas e nas condições de trabalho aos servidores. É coisa de primeiro mundo agora. Para mim, o marco dos últimos anos é a realização dessa obra.