Emei Closs terá novo prédio no bairro São Francisco Xavier, nos mesmos moldes da Emei Vô Ismael, do bairro Xangrilá. Instituição é, historicamente, atingida por enchentes do Arroio Castelhano.
O Ministério da Educação confirmou, nesta semana, o empenho de R$ 5.746.739,41 para a construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Reinaldo Closs. O prédio será erguido no bairro São Francisco Xavier, na rua Antônio Carlos, 255, em área que pertence ao Município. O novo endereço fica próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig. Já o antigo prédio, instalado há 34 anos no bairro União, foi interditado após a enchente registrada em maio deste ano.
Com o recurso do Governo Federal será possível encaminhar a licitação da obra. “Estamos encaminhando o projeto para a Caixa, para aprovação, depois vai para a licitação, que terá trâmites que duram entre 90 a 120 dias. Acreditamos que entre fevereiro e março a obra comece a sair do papel. Será uma obra grande, aos moldes da Emei Vô Ismael (foto acima), no bairro Xangrilá, com 188 vagas”, explicou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa. A partir da ordem de início, estima-se em torno de um ano e meio para a conclusão da obra.
Meta é zerar a fila
Em entrevista à Rádio Terra FM, nesta sexta-feira, 15, Jarbas da Rosa disse que a expectativa é de que o novo prédio da Emei Closs absorva parte da lista de espera por vagas em escolas de educação infantil de Venâncio Aires. Serão 58 vagas a mais do que a estrutura antiga, no bairro União.
Atualmente, os alunos da Emei Closs estão sendo atendidos em um prédio alugado pelo Município, próximo à Estação Rodoviária, no bairro Cruzeiro. De acordo com o prefeito, não se descarta a possibilidade de manutenção das atividades neste espaço, mesmo com a construção de um novo prédio para escola no bairro São Francisco Xavier. “Ao final de todo o processo, com a obra concluída, esperamos atingir o objetivo de zerar a lista de espera por vagas”, destacou Jarbas.
Conforme relatório atualizado em 8 de novembro, disponível no site da Prefeitura, há 355 crianças em lista de espera. Além disso, o Município tem 222 vagas compradas em escolas de educação infantil da rede particular.