Dia também marcará a inauguração da reforma da casa do primeiro imigrante da família Royer, construída no interior de Venâncio Aires em 1880.
Ocorre neste domingo, 24, o segundo encontro da família Royer, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires. Segundo Arno Royer, presidente em exercício do Instituto Família Royer, já estão confirmadas cerca de 300 pessoas. São descendentes de Mathias Royer, primeiro imigrante da família Royer no país e que ergueu uma residência em 1880, em Linha São João, região da Estância. Essa casa centenária foi reformada e será inaugurada neste fim de semana.
“A cerimônia de inauguração começa às 7h45min, com a presença dos sócios do instituto, o corte da fita, pronunciamentos e a bênção do padre Aldo. Será algo breve e simples, seguido de visitação à casa e recepção na comunidade, com missa no local. Mas, no sábado à tarde, já terá visitação à casa e uma assembleia dos associados para definir alguns assuntos”, detalhou Arno Royer.
Reforma da casa da família Royer
Para a restauração da casa construída há mais de 140 anos, foram gastos cerca de R$ 150 mil. O dinheiro foi arrecadado com os próprios familiares que integram o Instituto Família Royer e que conta com cerca de 120 associados, descendentes espalhados por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
A residência será um local de preservação e de memorial dos descendentes de Mathias Royer. A compra da área onde ela foi erguida aconteceu em 2021 e as obras começaram no início de 2023.