Ezequiel Stahl (PL) abordou os problemas do trânsito em Venâncio Aires, na sessão da Câmara de segunda-feira, 18. O vereador não poupou críticas a motoristas e pedestres e classificou como “vergonhoso” o comportamento de algumas pessoas, sejam condutores ou transeuntes. O parlamentar sugeriu que o pedestre que não preza pela educação, autocuidado e respeito com o próximo deve ser autuado, a exemplo do que acontece com os motoristas. “Faixa de segurança não é extensão da calçada. As pessoas não têm conhecimento”, queixou-se. Ele também afirmou que dirigir na Capital do Chimarrão é “uma aventura” e que é mais fácil guiar em cidades maiores. “Não ando de carro sem seguro, e pra terceiros, é um valor bem elevado. Porque o dia que alguém ficar embaixo do meu carro, todo quebrado, gritando, gemendo de dor, for atropelado, o seguro vai lá e paga”, comentou.
Quintana e Muchila em ‘guerra’
Tiago Quintana (PDT) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), protagonizaram embates na sessão semanal da Câmara. Muchila foi o primeiro a usar a tribuna e, como de costume, ‘desceu a ripa’ na Administração, sugerindo que, depois da reeleição de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), os serviços ganharam em lentidão. Além disso, afirmou que a Corsan planeja para janeiro de 2025 nova etapa de obras de esgotamento sanitário, o que de acordo com ele, deixará a cidade “um caos”.
Na sua vez de se pronunciar, Quintana rebateu o desafeto. Disse que Muchila “tem que parar de cuidar da vida dos outros”. O pedetista declarou ainda que o socialista “só incomoda no grupo de WhatsApp da Câmara” e que “é uma pessoa inagradável, aliás esta palavra devia ir para o dicionário”. No espaço das considerações finais, Quintana afirmou que não conseguia acreditar que um vereador estava criticando as obras de saneamento básico e encerrou com uma frase pesada: “Tem que cuidar do seu rabo”.
Rapidinhas
A presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), informou que já está tomando providências em relação à acústica do Plenário Vicente Schuck. Depois da reforma do espaço, que foi invadido pelas águas do arroio Castelhano na cheia de maio deste ano, o som ficou realmente prejudicado, provavelmente pela instalação do piso vinílico. “Estamos em busca de uma solução”, garantiu Claidir.
Vereador mais votado no pleito de 6 de outubro, Tiago Quintana (PDT) está em busca dos votos para ser presidente em 2025. Normalmente, a Mesa Diretora é comandada no primeiro ano da legislatura pelo mais lembrado nas urnas, o que aconteceu com o pedetista pela segunda vez consecutiva. Ele não terá problemas para contar com o apoio da base, que assegurou nove cadeiras, mas também conversará com a oposição, que pode até apresentar chapa, mas não tem votos suficientes para vencer. Quintana tem a expectativa, especialmente, de contar com o voto de Alberto Sausen (Podemos), que já antecipou que não pretende fazer oposição durante o mandato.
Na sessão de segunda-feira, 18, o líder de governo na Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), dedicou seu tempo de tribuna para falar da obra de recapeamento da rua 7 de Setembro – entre Osvaldo Aranha, no Centro, e Cândido de Moura, no bairro São Francisco Xavier – e atividades esportivas. Quando lembrou que o campeonato de futebol sete do 5º Distrito está se encaminhando para o fim, soltou uma alfinetada: “Se alguém não souber onde fica o 5º Distrito, pode perguntar para um motorista de ônibus”. A provocação foi para Maciel Marasca (PP), que concorreu a prefeito e, durante o debate da Folha do Mate e Terra FM, no Clube de Leituras, disse que não tinha que saber onde ficavam os distritos porque é gestor e não motorista de ônibus.
Nelsoir Battisti (PSD) anunciou que a Associação dos Distribuidores New Holland (Abraforte) aprovou projeto no valor de R$ 114 mil para que o Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires adquira uma nova viatura. Conforme o vereador, a entidade tinha a intenção de contribuir com as ações e o aparelhamento da Defesa Civil em municípios atingidos pela enchente de maio deste ano. O recurso deve ser gerido pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).
5º Festival de Balonismo já é um sucesso. Durante a semana, apesar dos dias de mau tempo, foram muito prestigiadas. E, neste fim de semana, todos os caminhos levam ao Parque Municipal do Chimarrão. Não tenho dúvida de que as famílias irão em peso para acompanhar as apresentações artísticas e voos de balões. O festival está consolidado e, mais do que isso, coloca Venâncio Aires no mapa dos grandes eventos do Rio Grande do Sul.