O maior Festival de Balonismo da história de Venâncio

-

Foi finalizada na noite de domingo, 24, a quinta edição do Festival de Balonismo de Venâncio Aires. Entre terça-feira, 19, e domingo, 24, diversas atrações musicais, culturais e de entretenimento passaram pelo Parque do Chimarrão, que teve entrada gratuita para o público em todos os dias. O charme dos voos de balões, espetáculo Night Glow e Carreata Ruas de Fogo coloriram o céu da Capital Nacional do Chimarrão.

Conforme a organização do evento, mais de 65 mil pessoas passaram pelo Parque do Chimarrão nos seis dias de evento. Os dias com maior público foram a noite de sexta-feira, 23, e o fim de semana, que contou com lotação do espaço. “Foi o maior Festival de Balonismo já realizado em Venâncio Aires”, destacou o diretor da Terra FM e um dos organizadores do evento, Daniel Heck.

O diretor administrativo da Folha do Mate e da Rádio Terra FM, Ricardo Silberschlag, afirmou que o evento foi um sucesso e que coroou o trabalho de preparação nos últimos meses. “Buscamos novas parcerias para conseguir trazer outras atividades para além do balão. Foram mais de 500 pessoas trabalhando, entre expositores, alimentação e parceiros. Com o patrocínio cultural, trouxemos shows maiores e melhores, que engrandeceram o evento”, comemorou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, a organização acertou nas atrações, o que levou à lotação do Parque do Chimarrão, com uma programação diversificada. “Ouso dizer que foi o maior Festival de Balonismo neste ano no estado, pois não tivemos o de Torres, por conta das enchentes. Precisamos enaltecer o trabalho realizado. Este evento veio para ficar, se consolidou, movimenta toda uma cadeia econômica e uma comunidade inteira, estamos muito orgulhosos”, disse.

O 5º Festival de Balonismo foi uma realização do jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM, com parceria e patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires. E teve como apoiadores a Jung Balonismo e a Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).

“Prazer em fazer parte dessa história”

Para o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo (FGB), Rogério Daitx, este foi o melhor Festival de Balonismo já realizado na Capital Nacional do Chimarrão. Segundo ele, o clima colaborou e foi possível realizar belos voos, que coloriram o céu da cidade. “Foi um grande prazer, um povo educado e sempre carinhoso, um espetáculo à parte nas decolagens e proprietários receptivos com muita cordialidade”, declarou. Conforme Daitx, o evento foi muito bem planejado e executado: “Foi um prazer fazer parte dessa história. Esperamos que o poder público siga incentivando o evento”.

65 mil – é o público estimado do 5º Festival de Balonismo de Venâncio Aires.

Piloto da Capital do Chimarrão e um dos apoiadores do Festival de Balonismo de Venâncio Aires desde o início, Sérgio Jung, da Jung Balonismo, relembrou que o evento começou pequeno, com poucos balões e, agora, chega à quinta edição com grande público. “Os pilotos gostam e ficam à vontade em Venâncio. As previsões do tempo assustavam, mas deu tudo certo e tivemos um evento de sucesso, finalizado com chave de ouro. O festival chegou para dar um brilho nos olhos depois das enchentes que enfrentamos. Espero receber todos novamente em 2025”, analisou.

Jung, que fez quatro voos durante o festival, agradeceu a todos que participaram e ao público que prestigiou o evento. Ele afirmou que, agora, já começa a preparação para o próximo ano. “Muitas pessoas de diversas cidades do nosso Rio Grande Sul estiveram aqui voando de balão. Levei pessoas de Uruguaiana, Passo Fundo, Montenegro, de tudo que é lado tinha gente no nosso evento”, comemorou.

Durante a programação, foi confirmado que o evento será realizado novamente em 2025, entre os dias 19 e 23 de novembro. “Queremos voltar com um evento ainda maior e com mais diversão para as famílias”, enfatizou o diretor administrativo da Folha do Mate e da Rádio Terra FM, Ricardo Silberschlag.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido