Para que alguém seja considerado um mestre da liderança, é necessária uma combinação de muitas habilidades. No entanto, existe uma em especial que os líderes precisam exercitar e dominar: a comunicação.
A comunicação sempre assumiu muitas formas, e novos e importantes meios de comunicação têm surgido nos últimos tempos. Portanto, quando nos referimos à comunicação, não nos limitamos à fala; estamos abarcando tanto formas tradicionais de troca de mensagens quanto ferramentas mais atuais como smartphones, videoconferências, etc.
Mas, mesmo enquanto surgem novos caminhos para a comunicação, certas verdades básicas se confirmam repetidas vezes. Muitos desses princípios foram identificados e explicados pelo próprio Dale Carnegie, que era especialmente perspicaz na área da comunicação aplicada à liderança. Carnegie descobriu, por exemplo, que líderes eficazes abrem muitas conversas desafiadoras com elogios sinceros. Preste atenção especial nas palavras elogios sinceros.
Um gerente que chama alguém em seu escritório, diz rigidamente algumas palavras de elogio e, em seguida, vomita sua raiva ou sua recriminação não conseguirá muita coisa. Se você for um líder prestes a iniciar uma conversa difícil, pense um pouco no que pode dizer de forma honesta à outra pessoa, a fim de transmitir respeito e admiração. Não precisa ser nada diretamente relacionado ao tópico em pauta.
Por exemplo, se um gerente vai conversar com um funcionário sobre cumprimento de prazos ou metas trimestrais, a conversa pode começar com um elogio a um comentário perspicaz que o funcionário tenha feito em uma reunião recente. O conteúdo da mensagem positiva é pouco importante comparado ao fato de ela ser genuína ou não.
Dale Carnegie também percebeu que um líder às vezes precisa fazer críticas construtivas e que, nesses casos, é melhor chamar atenção para os erros de forma indireta. As vezes, a melhor forma de fazer isso é mencionar um erro seu. Isso porque, se você afirmar sem rodeios que alguém fez algo errado e é melhor não fazer de novo, essa pessoa vai ficar mais reativa ao seu tom ameaçador do que ao conteúdo do que você disse. Se, no entanto, você demonstrar identificação com a pessoa a quem está se dirigindo, afirmando que também já falhou em uma situação semelhante, o nível de resistência à mensagem que deseja transmitir será bem menor.
*Conteúdo do livro: Dale Carnegie e associados: Liderança
