Projeto de corrida na Escola Pedro Beno Bohn revela destaque no esporte

-

Foi criado, no ano de 2021, um projeto de corrida na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professor Pedro Beno Bohn, quando o professor de Educação Física Roberto Wessling começou a trabalhar no educandário localizado em Vila Arlindo, no interior de Venâncio Aires. “Levo a corrida por onde passo, esse é o meu estilo de vida. Tive muita sorte porque a diretora Lara Henn aceitou o desafio de formular um projeto de corrida de rua na escola”, comenta o professor.

No outro ano, o projeto deu um passo importante com a realização da 1ª corrida no campo do Juventude, que fica atrás da escola. Na ocasião, a EEEF Alexandrino de Alencar, de Passo do Sobrado, participou da atividade.

Desde a primeira edição, já foram realizadas mais duas corridas. A última aconteceu na sexta-feira, 22, e reuniu cinco escolas da região. Neste ano, as inscrições bateram recorde, com 182 corredores. “Além de a atividade física ser benéfica para a saúde, as corridas criam memórias para as crianças e promovem a integração entre os estudantes de diferentes escolas”, destaca a diretora.

Na última edição, participaram 80 alunos da Pedro Beno Bohn, representantes do 1º ao 9º ano. Ao final da atividade, os melhores colocados receberam medalhas e troféus como forma de premiação. Além das corridas realizadas na escola, alguns alunos participam de eventos fora do município, representando a RCR Run Assessoria Esportiva, equipe liderada pelo professor. “Nunca cobramos resultados ou pódios dos alunos. O importante é que eles se divirtam; o resultado é consequência. Estamos plantando uma semente e muitos vão levar o interesse pela corrida com eles mesmo após saírem da escola”, ressalta.

Uma das alunas que participa do projeto é Cláudia Renata Wagner, estudante do 8º ano, de 14 anos. Ela se destacou nas corridas organizadas pela escola e começou a participar de eventos fora do município, representando a RCR. Além disso, competiu nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), conquistando neste ano o 5º lugar em nível estadual. Pelos excelentes resultados, o educandário inscreveu Cláudia no prêmio Destaque Esportivo, cuja cerimônia foi realizada na sexta-feira, 29, no Clube de Leituras. “Gosto muito de correr. Assim que o projeto começou na escola, percebi que era algo diferente e nunca mais parei. É muito gratificante representar a escola nos eventos, e fico feliz por sempre conseguir bons resultados”, afirma Cláudia.

Professor Roberto, aluna Cláudia e diretora Lara (Foto: Júlia Brandenburg)

Moradora de Vila Arlindo, a menina concilia sua rotina de treinos com as aulas no turno da manhã. Atualmente, treina três vezes por semana, alternando entre treinos na estrada de chão e no Parque do Chimarrão. Entre os municípios onde já competiu, destacam-se Porto Alegre, Lajeado, Teutônia e Santa Cruz do Sul.

Simone e Cristiano correm junto da filha (Foto: Arquivo pessoal)

A corrida não só mudou a vida da menina, mas também como a dos pais, o motorista Cristiano Wagner, 46 e a agricultora Simone Soares, 43. O interesse pelo esporte surgiu pelo apoio e incentivo dado para a filha. “Apoiamos muito a Cláudia, e como vimos que estava fazendo muito bem para a saúde dela, começamos a praticar também. Hoje, corremos juntos e treinamos juntos. A última prova que corri foi de 10 quilômetros e lá estavam o Cristiano e a Cláudia, para me apoiar e correr os últimos quilômetros comigo”, conta Simone.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido