Está previsto para ser realizada no dia 16 de dezembro, a partir das 13h, no Clube CTA, a formatura dos alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). São cerca de 200 alunos que aprenderam a dizer não às drogas e receberam orientações de como se comportar diante de situações de violência, das mais diversas que enfrentarão no dia a dia. Entre eles, 21 são pioneiros, pois fazem parte da primeira turma de pré-escola da Capital do Chimarrão a participar do Proerd.
Estes pequeninos estudam na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Arco-Íris, localizada na rua Carlos Wagner, no bairro Aviação. Mas como são os precursores, já que o Programa é direcionado a alunos do 5º Ano – e que fazem a transição entre a fase de criança e adolescência -, o currículo precisou ser adaptado. Normalmente, são dez lições, já definidas pelo currículo. “Aqui, fizemos oito lições, baseadas em imagens e cartazes e encaminhamos as aulas de acordo com o ânimo da garotada”, explicou o soldado Tiago Ribeiro, instrutor Proerd.
A ideia de incorporar o Programa à pré-escola foi bem aceita pela direção da Arco-Íris. Para a diretora Fátima Conceição Nicolai, as lições foram bem aceitas e ganharam a atenção e simpatia dos alunos. “Já tínhamos a presença constante da Patrulha Escolar e agora o Proerd vem a somar. Estamos muito felizes de sermos a primeira escola infantil a receber as lições. É uma coisa que vai ficar para o resto da vida deles”, resumiu.
Ela também mencionou que esta turma, que é a ‘mais velha’ na Arco-Íris, era vista como muito agitada e por isso uma das professoras fez o primeiro contato com o soldado Ribeiro. “E quando vi, já estava tudo encaminhado. Só tenho a agradecer”, sintetizou a diretora.
Ensinamentos
Como a maioria dos pequeninos nunca havia tido contato mais próximo com um policial, o primeiro encontro com o soldado Ribeiro alternou momentos de medo, ansiedade e risos. “Mas logo eles entenderam porque eu estava lá e passaram a demostrar todo o carinho”.
Depois de ganhar a confiança dos 21 alunos, o instrutor passou para as lições, começando por lhes mostrar e ensinar como e quando usar os númertos de emergência, como o 190 da Brigada Militar e o 193 do Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo. As lições seguiram com os cuidados no trânsito, os medos, o desconhecido e os sentimentos.
Finalizando as oito lições, o soldado Ribeiro trabalhou com a criançada a maneira correta de tomar atitudes diante de uma adversidade e o que se deve fazer quando flagrar alguém maltratando outra pessoa ou um animal. “Elas aprendem fácil e cobram quando se deparam com algo errado, principalmente dos pais”, observou. Ribeiro se referiu, por exemplo, ao não uso do cinto de segurança e do uso do celular ao volante.
O instrutor fez um agradecimento especial à diretoria do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), que ajudou a viabilizar a formatura deste ano. Além da turma de pré-escola, outros 175 alunos, de oito turmas de 5º Ano da Capital do Chimarrão, receberão o diploma de conclusão do Programa.
“Eles receberam ensinamentos que levarão para o resto das suas vidas. Coisas que seriam insignificantes para um adulto, são marcantes para eles. E vamos continuar ensinando os pequeninos”
TIAGO RIBEIRO
Soldado, instrutor Proerd