Escola Mariante deixa de existir

Folha do Mate e Terra FM divulgam hoje, em primeira mão, uma informação extremamente triste, apurada pelo jornalista Leonardo Pereira: a Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, que em 2024 completou 85 anos, deixará de existir no fim deste ano letivo. Os alunos da instituição estão na Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova, e as famílias serão informadas nesta manhã. Em Vila Mariante, restarão os escombros do prédio do educandário que, por mais de oito décadas, foi referência para o 2º Distrito.

O Governo do Estado já sinalizava que não investiria na reconstrução do educandário, devastado pela enchente do rio Taquari em maio deste ano, assim como as demais construções de Vila Mariante. O governador Eduardo Leite, em visita à localidade, em junho, já dizia que seria muito difícil destinar recursos para reconstruir a escola, justamente pelo risco de uma nova cheia colocar a estrutura novamente abaixo. E, agora, a informação será repassada oficialmente pela diretoria aos estudantes, pais e responsáveis.

A comunidade escolar, é preciso dizer, tem noção de que reconstruir a instituição de ensino era um sonho distante. Mas está indignada com a forma como a situação foi tratada. Sobram críticas para Leite, que na visita a Venâncio Aires disse que faria consulta sobre o melhor plano para as famílias que tinham seus filhos no educandário. Mas o principal ‘alvo’ é o coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, que segundo relatos, não teria sido transparente e deixado de repassar informações.

A repercussão, certamente, será avassaladora. Por mais difícil que seja a situação, o sentimento de perda da comunidade escolar precisa ser levado em consideração. E, além disso, a confirmação de que a Escola Mariante deixará de existir torna praticamente inviável outras ações de retomada pós-enchente, como a possibilidade de construção de um novo posto de saúde na localidade e melhorias na ERS-130, via principal de Mariante e que está em péssimas condições. Não vai ser fácil para a comunidade do 2º Distrito, mas a decisão está tomada e a vida terá que seguir.

Reconhecimento muito merecido

Os organizadores do 23º Destaque Esportivo mandaram muito bem. O evento, realizado na sexta-feira, 29, no Clube de Leituras, premiou os desportistas que estiveram em evidência neste ano. Uma linda festa, que teve Claudinho Weschenfelder como líder da equipe da Secretaria de Cultura e Esportes responsável pela organização. O secretário da pasta, Sandro Kroth, e o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, estiveram por lá e foram só elogios. E, além de reconhecer os gestores pelo evento, gostaria de registrar uma homenagem que foi feita ‘na surdina’: Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão, hoje nos microfones da Terra 105.1 FM, foi reconhecido pelos 50 anos de rádio, a maior parte deles dedicados ao jornalismo esportivo. Uma lembrança merecida para este colega que, no dia a dia, passa aos colegas importantes ensinamentos. A autora da foto é a também colega Luana Weschenfelder.

Venâncio-airense recebe medalha

O venâncio-airense Maiquel Luís Santos, perito criminal e diretor-geral adjunto do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), recebeu na última quinta-feira, 28, em nome da diretora-geral do órgão, Marguet Mittmann, a Medalha do Centenário da Brigada Militar na Revolução de 1924 – Movimento Tenentista. A honraria foi entregue em evento realizado no auditório da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, promovido pelo Tribunal de Justiça Militar em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Brigada Militar. Santos encontrou por lá um filho ilustre da Capital Nacional do Chimarrão, João Moacir Laufer Ferreira – primeiro assinante da Folha do Mate -, que prestigiou a solenidade.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido