Complexo de saúde no bairro Cruzeiro para bem atender a população

-

Quem frequenta o bairro Cruzeiro há alguns anos percebe mudanças no local. Um complexo de saúde vem sendo estruturado no local, com Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai). Juntos, oferecem atendimento básico, de urgência e emergência, além de contemplar o público pediátrico e de gestantes. “Acredito que a população também enxerga este complexo de saúde com bons olhos, fácil acesso e proximidade”, afirma a chefe de departamento de saúde, Vera Tuppel, destacando a localização, na rua Voluntários da Pátria, uma das vias de entrada e saída da cidade.

A intenção, segundo o secretário municipal de Saúde, Alan Flores da Rosa, é de que o complexo, que já é referência no município, seja reforçado, no futuro, com a construção da nova sede do Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies). Por enquanto, não há projeto para esta obra, que está na fase de busca de recursos.

UBS Cruzeiro

A UBS passou por mudanças em 2022, quando deixou de ser o antigo Posto de Atendimento Médico (PAM), onde oferecia especialidades médicas – que foram deslocadas para o Centro – para atender a população dos bairros Cruzeiro e Brígida. A unidade, localizada atrás do Cemai, conta com dois médicos com carga horária de 20 horas, enfermeira, técnica de enfermagem, atendente e estagiária, além de atendimento de nutricionista que realiza o acompanhamento do pré e pós de pacientes bariátricos, dermatologista que realiza procedimentos e um dentista.

“A missão é atender a região com atendimento padronizado, com prevenção, acolhimento e agente comunitário de saúde”, explica Vera. No posto também são realizados atendimentos específicos para pacientes ostomizados, sendo referência na dispensação e orientação para uso das bolsas de colostomia.

Cemai

O Cemai de Venâncio Aires foi inaugurado no fim de junho e iniciou as atividades em julho deste ano, com foco em mulheres, gestantes e crianças, antes atendidos na UBS Central. São mais de 14 profissionais na unidade. No local são realizadas consultas com pediatras, ginecologistas e obstetras, além de atendimento psicológico, nutricional, odontológico e farmacêutico. Além de consultórios, há salas para vacinação, amamentação, nebulização, procedimentos, farmácia e área de lazer.

Segundo a enfermeira coordenadora do Cemai, Daiana Ruaro, são cerca de 1,3 mil atendimentos por mês, além de cerca de 2,7 mil procedimentos. O Centro Materno Infantil é referência para gestantes de risco e moradoras de bairros que não contam com Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“O Cemai é qualidade e bem-estar. Antigamente as gestantes e crianças tinham um atendimento em local apertado, hoje é tudo mais confortável, com setores direcionados”, completa Vera. O secretário Alan Flores da Rosa também destaca a melhoria na acessibilidade e na infraestrutura do bairro com a obra do Cemai. “A comunidade toda usufrui da pracinha, da calçada e do ponto de chimarródromo instalado, com água quente e fria”, completa Rosa.

Centro Materno Infantil iniciou as atividades em julho deste ano, com foco em mulheres, gestantes e crianças. (Foto: Alvaro Pegoraro)

UPA

Com 10 anos de funcionamento, a UPA de Venâncio Aires foi serviço pioneiro no Vale do Rio Pardo e tem o objetivo principal de desafogar atendimentos de urgência e emergência, principalmente, os que antes superlotavam o plantão do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). No local são atendidos pacientes de toda microrregião, segundo a prioridade por classificação de cor, que define a urgência do paciente.

A infraestrutura é composta por recepção e sala de espera, quatro consultórios, sala de triagem, sala de eletrocardiograma, duas salas de procedimentos, farmácia, sala de medicação, oito leitos de internação e sala de emergência com dois leitos. Atualmente, são 72 colaboradores entre atendentes, enfermeiros, técnicos e responsáveis pela limpeza, além de quatro funcionários que são da UPA, mas trabalham no HSSM, nos setores de lavanderia, centro de esterilização e cozinha. Na escala de médicos, são em torno de 45 profissionais. O superintendente administrativo da UPA é Rodrigo da Silva.

Foto: Renan Zarth

Números

• No último mês foram registradas 555 consultas na UBS Cruzeiro.
• São 250 mulheres grávidas atualmente sendo atendidas no Cemai
• A média mensal de atendimentos da UPA neste ano é de 6,4 mil pacientes, enquanto a média diária fica entre 210 a 220.

Diversos atendimentos em um único bairro

O complexo de saúde do bairro Cruzeiro traz muitos benefícios para a população, principalmente por oferecer diferentes atendimentos na mesma região da cidade. Naura Courtinho, 63 anos, é uma das pessoas que está usufruindo de toda infraestrutura dos locais. Ela sofreu um acidente de motocicleta no início de novembro e fraturou a clavícula. Passou por procedimento cirúrgico e agora diariamente realiza curativos na UBS Cruzeiro. Nos fins de semana, o atendimento é feito na UPA.

A aposentada, moradora do Centro, também já realizou consulta com clínico geral na unidade e elogia o atendimento. “É muito especial, não tenho queixas, todos muito atenciosos comigo”, afirma. Outro atendimento que Naura já fez a unidade é com a dermatologista.

A irmã de Naura, Loiva Coutinho, 54 anos, a acompanha e assegura o bom atendimento da UBS Cruzeiro. “O ambiente é agradável e tranquilo, muito bom.” Além disso, a contadora, que reside no bairro Morsch, destaca que também passa por atendimentos no complexo de saúde do bairro, no Cemai realiza acompanhamento de prevenção e análise de mamografia com as enfermeiras.

Loiva e Naura elogiam o atendimento na UBS Cruzeiro. (Foto: Luana Schweikart)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido