O dia 7 de dezembro marca os 20 anos de história da Comercial de Tabacos Michelon. Iniciada em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, a empresa passou a contar com uma unidade em Venâncio Aires em 2022. Em setembro de 2024, transferiu a matriz para o município, que é referência na produção e no beneficiamento do tabaco, segmento de maior relevância na economia.
“A logística é muito facilitada aqui, estamos em um ponto estratégico, com acesso pelas rodovias RSC-287 e RSC-453, e próximo de empresas de Venâncio que hoje realizam o processamento do tabaco”, comenta a sócia-proprietária da CTM Tabacos, Mirian Bernardy Michelon.
A empresa familiar, gerenciada por Mirian e o marido Jonas Michelon, exporta para diversos países, com uma produção de cerca de 7,5 milhões de quilos ao ano. Entre os principais mercados estão Paraguai (que corresponde a 30% do volume), países a Ásia, Europa e Oriente Médio, além dos Estados Unidos.
Para os próximos anos, a perspectiva é de expansão. Com investimento de cerca de R$ 40 milhões, a empresa está construindo um novo pavilhão, onde será instalada uma linha de destala para a safra de 2025. A previsão é de conclusão da fábrica até abril do próximo ano.
Com a nova fábrica, todo o processamento de tabaco passará a ser realizado pela própria CTM, o que possibilitará a ampliação do volume. O número de funcionários também deve chegar a até 150, considerando matriz e filial – atualmente são 45 colaboradores.
“Desde o início da empresa, ao longo dos anos, fomos ampliando os serviços e hoje é totalmente diferente do que quando começamos. Passamos por momentos desafiadores, fomos aprendendo e crescendo. Não imaginávamos o tamanho que a empresa chegaria. É um orgulho comemorar os 20 anos da CTM Tabacos”, ressalta a empresária.
“A transferência da matriz para Venâncio Aires foi um passo importante para nossa expansão. Assim como construímos nossa história em Sobradinho, onde a CTM se tornou uma das maiores empresas, queremos contribuir com Venâncio e estarmos inseridos com a comunidade, seguindo como uma empresa familiar, que é o que nos diferencia.”
MIRIAN BERNARDY MICHELON
Sócia-proprietária da CTM Tabacos
Da lavoura à indústria
Naturais de Sobradinho, Mirian e Jonas Michelon têm sua origem ligada à produção de tabaco. Os dois são filhos de agricultores e, antes de empreender na indústria, tiveram experiência na lavoura. O orgulho do trabalho realizado pelas famílias e o fato de conhecerem, na prática, os desafios vivenciados pelos produtores, são valores mantidos pelos proprietários da CTM. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo produtor e valorizamos muito este trabalho”, observa Mirian. Atualmente, o filho do casal, Leonardo Michelon, já está inserido nas atividades da empresa. “Desejamos que ele possa dar continuidade à história que estamos construindo.”
Com a nova fábrica, projeção de crescimento
Os 20 anos da CTM Tabacos são um marco na expansão da empresa. Com a implantação da linha de processamento, que deve entrar em funcionamento no primeiro semestre do próximo ano, a perspectiva é de aumento no volume de tabaco exportado. Atualmente, por ano, são em torno de 7,5 milhões de quilos. O gerente de Blend e Vendas, Leandro Daniel Schonardt, 42 anos, também ressalta a importância estratégica dessa mudança em termos de sigilo de negócio.
Ele também ressalta o quanto a transferência da empresa em Venâncio Aires tem sido importante nesta nova etapa. “Contribuiu na questão logística, não apenas pela facilidade do transporte, mas também pela visibilidade com os clientes, por estar em Venâncio e próximo de Santa Cruz do Sul, que são os dois polos do setor”, analisa Schonardt.
Com experiência em outras indústrias de tabaco, o venâncio-airense atua há 14 anos na CTM. Para ele, o fácil acesso aos proprietários da empresa e a estrutura mais enxuta são aspectos que diferenciam o empreendimento e facilitam a tomada de decisões. “É uma satisfação fazer parte deste 20 anos. Me sinto parte da empresa”, define.
“Por ser uma empresa familiar e com estrutura mais enxuta, a tomada de decisão é mais rápida. Além disso, as pessoas são comprometidas não apenas com o trabalho em si, mas também com o desenvolvimento da empresa.”
LEANDRO DANIEL SCHONARDT
Gerente de Blend e Vendas
O tabaco da CTM é oriundo dos três estados do Sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – e da Argentina.
Novas oportunidades de emprego
Com a ampliação da empresa, com linha de processamento de tabaco, a perspectiva é de ampliação da equipe para 2025. A projeção é chegar a cerca de 150 funcionários, incluindo matriz e filial, número três vezes maior do que o atual.
Responsável pela gestão de Recursos Humanos da CTM Tabacos, Amanda Carine Martins, 20 anos, destaca que, com a expansão da empresa, o setor de RH tem sido estruturado com foco em cuidar das pessoas que irão compor a equipe. Entre os benefícios para os colaboradores estão refeitório próprio na empresa, auxílio-transporte e Plano de Participação dos Resultados (PPR). “Temos um feedback positivo sobre ser um bom local de trabalho, e assim pretendemos seguir nesta ampliação. É uma fase importante, pois à medida que a empresa vai crescendo, precisa ampliar a equipe”, destaca Amanda, que também ingressou na empresa recentemente.
De acordo com ela, a seleção de pessoas para atuar na fábrica será realizada no próximo ano. Entretanto, interessados podem preencher um cadastro no local.
Benefícios para funcionários
• Refeitório na empresa
• Auxílio-transporte
• Vale-alimentação
• Plano de Participação dos Resultados (PPR)
• Plano de saúde (para efetivos)