Calçadão de Venâncio receberá projeto-piloto que acaba com o emaranhado de fios

Foto: Alvaro Pegoraro

Um trecho da rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Jacob Becker e General Osório, receberá na próxima semana um projeto-piloto que traz solução para o emaranhado de fios junto aos postes de energia elétrica. A região escolhida é uma das mais visitadas de Venâncio Aires: o Calçadão.
A inovação é da startup Organiza Cabos, criada na Capital do Chimarrão. Considerada pioneira no Brasil e no mundo, a solução oferece mais harmonia, segurança e organização aos fios de telefonia e internet que são fixados nos postes.
A empresa, que tem como um dos sócios o empresário venâncio-airense Júnior Bohn, proprietário da FB Net, apresentou o produto ao prefeito Jarbas da Rosa, dias atrás, quando ficou acertado um projeto-piloto nestas duas quadras da região central de Venâncio. Conforme Bohn, a instalação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Em Lajeado, o sistema já foi testado e instalado em uma rua do bairro Conventos.
O Sistema Suspenso de Organização de Fibras, como foi batizado, possibilita unir de 15 a 20 fios de diferentes origens. Conforme Bohn, o objetivo da empresa é apresentar a proposta aos municípios de todo país, com foco inicial em áreas centrais e turísticas.

Somos Todos Coloridos

Na semana passada, a Redação da Folha do Mate recebeu a visita de representantes do projeto Somos Todos Coloridos, realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Alphorria, em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aloisius Paulino Algayer, do bairro Coronel Brito. Além da coordenadora da ONG, Ana Lucia Landim, da diretora da Emei, Aline Cristiane da Silva, e da professora e vice-diretora Bruna Melchior, três alunos do pré B2 integraram a comitiva, que fez questão de agradecer a divulgação de notícias sobre as atividades do projeto nas páginas do jornal.
Os pequenos Enzo Costa de Carvalho, Cecília Gabriela Schlosser e Manuela do Couto Klafke representaram não apenas os colegas da turma, mas os 156 estudantes da escola. Afinal, o projeto de educação antirracista e de valorização da cultura afrobrasileira abrange todos os níveis de ensino.
Além das atividades com as crianças, ao longo de todo o ano, um destaque é a formação continuada, por meio de oficinas ministradas pela ONG Alphorria, para que os profissionais trabalhem com diversidade étnico-racial e a educação antirracista. Reflexo desse bonito trabalho pôde ser visto no brilho nos olhos dos estudantes que estiveram na Folha do Mate. Eles estão se despedindo da escola, neste ano, mas, certamente, levarão adiante o aprendizado, em busca de uma sociedade mais igualitária.

Foto: Débora Kist

Uma tarde diferente na Paresp

Crianças e adolescentes atendidos pela ONG Parceiros da Esperança (Paresp) receberam uma atividade diferente na tarde da útima sexta-feira, 6. Eles participaram de uma palestra temática, ministrada pelo coordenador do canil da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Digo Blazsak, e pelo colega, Luiz Patrício. O momento contou com uma participação especial: o cão de faro Luque. Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com o animal e acompanharam ele ‘trabalhando’, ocasião em que foi simulada uma busca por entorpecentes, uma de suas especialidades. “Foi uma palestra temática e lúdica, onde falamos sobre valores, disciplina, alimentação, estudo, bullying e racismo, usando o cão como ferramenta pedagógica”, explicou Blazsak. A diretora institucional da Paresp, a professora Sara da Rosa e demais educadores, acompanharam a atividade.

Foto: Alvaro Pegoraro


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido