A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para 2025 será eleita no dia 1º de janeiro do ano que vem, na chamada Sessão de Instalação, a partir das 17h. Por ser o primeiro ano da nova legislatura, a Lei Orgânica prevê uma composição provisória, que empossará os parlamentares eleitos e, após, será realizada a eleição do presidente, vice-presidente e primeiro e segundo secretários do Poder Legislativo da Capital Nacional do Chimarrão.
Caberá à Mesa Diretora eleita dar posse a Jarbas da Rosa (PDT) e a Izaura Landim (MDB), eleitos para as funções de prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Tudo indica que Tiago Quintana (PDT), vereador mais votado no dia 6 de outubro, seja o presidente, já que foi o mais lembrado e são nove governistas eleitos. As chapas serão apresentadas até o dia da eleição da Mesa.
ARTICULAÇÃO
Embora Quintana seja o virtual presidente de 2025, os parlamentares de oposição pretendem marcar território com a apresentação de uma chapa ao comando da Mesa Diretora. Diego Wolschick (PP) e Ezequiel Stahl (PL) são os mais cotados para aparecer na cabeça de chapa. Além dos dois, Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), Alberto Sausen (Podemos) e os outros dois eleitos pelo PP, GP Schwingel e Dra. Sandra Silberschlag articulam a nominata.