Na quinta-feira, 12, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão, realizou evento na sede, localizada no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, que definiu a nova patronagem para os próximos dois anos. Sanir Freytag, 54 anos, que esteve como sota-capataz nesta gestão, assume a entidade no lugar de Maurício Alf.
Freytag afirma que entre os objetivos buscará uma gestão compartilhada com toda a patronagem e dará continuidade às ações já desenvolvidas, como a sequência das apresentações das invernadas pré-mirim e mirim no departamento artístico, iniciadas em novembro de 2023. Além disso, tentará ampliar o conhecimento cultural do tradicionalismo com palestras e outras ações e seguirá o trabalho também na parte campeira e no departamento de cavalgadas.
“Tenho muitas ideias, mas primeiro quero compartilhar com a nova patronagem, pois sozinho não se consegue fazer nada”, afirma. A posse da nova patronagem está agendada para o dia 8 de fevereiro, quando também é comemorado o aniversário de 25 anos de fundação do CTG. O início será às 18h com missa crioula celebrada pelo padre Aldo. O CTG Querência da Mata realiza anualmente a festa campeira, maior evento da entidade. Em 2025, a programação está prevista para os dias 12, 13 e 14 de dezembro.
Avaliação
O atual patrão, Maurício Alf, 31 anos, ressalta que foi um grande aprendizado liderar a entidade nos últimos dois anos. “É uma responsabilidade maior, aprendi muito, aprendi a contornar situações difíceis, valorizar cada vez mais os amigos e sócios, até porque um patrão sozinho não faz nada. E quando se consegue colocar a entidade acima de tudo, se faz um bom trabalho”, destaca.
Alf se despede da função de patrão do CTG Querência da Mata e já encara um novo desafio. Ele foi eleito como vice-coordenador da 24ª Região Tradicionalista (RT) para o mandato até 2026.
- 80 – É o número de sócios familiares da entidade. Além disso, há 20 sócios individuais.
Patronagem
- Patrão – Sanir Inácio Freytag
- Vice-patrão – Leonardo Menezes
- Agregado das pilchas e tesoureiro – Diego Sebastiane
- Vice-agregado das pilchas – Joenir Heinen
- Sota-capataz e secretária – Manuela Scherer
- Vice-sota capataz – Camila Kessler
- Capataz campeira – Felipe Carvalho
- Vice-capataz campeira – Joel Melo
- Capataz de rancho – Décio Leismann
- Vice-capataz de rancho – Jair Oliveira
- Capataz de cavalgada – Eduardo Kessler
- Vice-capataz de cavalgada –Paulo Lehmen
- Agregado das falas – Glasi Lehmen
- Coordenadora da cavalgada das prendas – Raquel Ulsenheimer
- Vice-coordenadora da cavalgada das prendas – Bruna Fischer
- Coordenadora cultural – Lisane Freytag
- Conselho vaqueano – Renato Dameda, Delmar Carvalho, Isac Bohn, Renato Henrique e Joenir Heinen