O Instituto Crescer Legal certificou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, os 159 adolescentes que participaram em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, oriundos de sete municípios da região Sul do Brasil: Agudo (RS), Gramado Xavier (RS), Novo Cabrais (RS), Itaiópolis (SC), São João do Triunfo (PR), São Lourenço do Sul (RS) e Vera Cruz (RS).
O evento contou com a participação de representantes das empresas associadas, de sócios-fundadores e de parceiros do Instituto, além de autoridades, prefeitos e representantes dos municípios-sede dos programas do Instituto em 2024. A cerimônia de formatura foi realizada no Centro Comunitário da Paróquia Ressurreição, em Santa Cruz do Sul (RS), momento que marcou a entrega do certificado número 1000, recebida pelo aprendiz Murilo Chaves, de São João do Triunfo (PR).
“O dia de hoje é a prova contundente do sucesso do Instituto Crescer Legal e quero agradecer a quem lançou a semente da oportunidade para esses jovens. Com empenho e dedicação, hoje podemos celebrar importantes marcos”, celebrou o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Valmor Thesing, mencionando os mais de mil jovens beneficiados e a consolidação das atividades na Região Sul do Brasil com a chegada do Instituto também ao Paraná em 2024.
Um programa construído por meio de parcerias
Com um formato inovador na aplicação da Lei da Aprendizagem e a validação do Ministério do Trabalho, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas empresas associadas e apoiadoras, todas indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso foi realizado entre março e dezembro, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto.
Para implementar o Programa, o Instituto Crescer Legal possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município e a validação do Ministério do Trabalho como entidade qualificadora de aprendizagem, que foi construída por meio do engajamento junto ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e à coordenação de aprendizagem em cada estado. E, para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem, conta com parceiros que possuem papel fundamental na oferta de espaço físico, alimentação e logística de transporte diário, firmando termos de parceria e colaboração com os municípios, por meio das Secretarias Municipais de Educação.
“A minha fala hoje é de agradecimento, aos nossos parceiros e associados que proporcionam a possibilidade de levarmos a aprendizagem profissional a diferentes municípios, alguns deles muito distantes da nossa sede aqui em Santa Cruz do Sul, e dar essa oportunidade aos filhos de produtores. O Instituto é uma iniciativa audaciosa que dá certo por conta de uma equipe qualificada e comprometida com este propósito comum que são os nossos jovens aprendizes rurais e seus projetos de vida”, agradeceu a gerente Nádia Fengler Solf.
Fonte: AI Instituto Crescer Legal