Após a tragédia climática registrada em maio deste ano, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, todos os municípios passaram a buscar possibilidades para qualificar o monitoramento das bacias hidrográficas e do volume de chuva. Em Venâncio Aires, dois novos sistemas já estão em funcionamento e sendo utilizados pela Prefeitura.
Ambos foram instalados nos últimos meses e abrangem as duas pontas da Capital do Chimarrão. Uma estação meteorológica, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – dentro do projeto Living Agro+Vales – foi instalada na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sebastião Jubal Junqueira, em Vila Deodoro, e novas réguas de mediação do rio Taquari foram colocadas nas margens do manancial, em Vila Mariante.
Estação
Denominada como estação meteorológica automática da Elysios, tem cerca de dois metros de altura e um raio de 65 centímetros. O equipamento faz o registro de dados a cada cinco minutos e o salvamento das informações on-line. O aparelho, composto por estação e receptor, monitora dados como pluviometria, temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento.
Os dados estão registrados na plataforma digital e podem ser acessados apenas pela Unisc e a Prefeitura – secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Gabinete do Prefeito e Defesa Civil. Sendo assim, a população não pode acessar as estatísticas.
Novas réguas
Em Vila Mariante, as novas réguas de monitoramento do rio Taquari foram alteradas para um local mais próximo ao posto de combustíveis da localidade e, agora, também contam com acesso dos dados por parte da Defesa Civil do município e da população em geral – antes, algumas informações eram exclusivas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Governo Federal.
O acesso se dá pelo site www.sgb.gov.br/sace/, onde é possível acompanhar os níveis das bacias, atualizados a cada 15 minutos. As réguas junto à estrutura da ponte do Taquari também tiveram alterações, sendo que a régua com a marcação de 14 metros pode ser conferida com acesso pelo rio, e dos 15 aos 21 metros, agora tem acesso pela rodovia (na ponte).
Conforme a comunicação da Prefeitura, os instrumentos estão sendo úteis para monitoramento da situação climática, diante dos alertas das últimas semanas. Inclusive com previsões que se assemelham aos dados enviados pela região e pelo Governo do Estado.