Os nove vereadores governistas que farão parte da legislatura 2025-2028 já chegaram a um consenso sobre a formação da Mesa Diretora da Câmara nos próximos quatro anos. O mais votado no pleito do dia 6 de outubro, Tiago Quintana (PDT), será o comandante no primeiro ano. Junto com ele estarão o vice-presidente Nelsoir Battisti (PSD), a primeira secretária Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) e o segundo secretário Gilberto dos Santos (MDB). O acerto, segundo apurou a coluna, teria ocorrido há poucos dias, em uma reunião.
No mesmo encontro foi definido que Nelsoir Battisti (PSDB) passará à presidência em 2026 – na atual legislatura, ele abriu mão de disputa com Claidir e, agora, tem o apoio da colega – e que, nos dois últimos anos, MDB e PDT indicarão os presidentes, muito provavelmente Gilberto dos Santos e Dudu Luft. Santos ficará com a função porque o outro emedebista eleito, Nilson Lehmen, que é advogado, prefere manter a possibilidade de atuação, o que estaria vedado em caso de ele assumir cargo na Mesa. Já Luft foi o segundo mais votado e, como o PDT elegeu cinco parlamentares, também foi levada em consideração a proporção.
Surpresa não pode ser descartada
Os presidentes do Poder Legislativo nos próximos quatro anos só não serão os citados no tópico de abertura da coluna se houver um fato novo nos próximos dias, o que não se pode descartar. Existe a possibilidade de a Secretaria de Administração mudar de nomenclatura a partir do ano que vem. Passaria a ser Governança e Gestão, ou algo do tipo, e teria Tiago Quintana (PDT) como titular. Aí, Dudu Luft seria presidente da Câmara já no primeiro ano e abriria espaço no quarto, quando um dos outros três pedetistas eleitos – Éverton Dias, Luciana Scheibler e Alessandra Ludwig – teria a oportunidade de comandar a Casa do Povo. Perguntado a respeito, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) afirmou ontem que está “analisando e conversando” com possíveis integrantes do primeiro escalão e que deve começar as definições na próxima semana.
Assembleia geral dos servidores
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires realiza assembleia geral ordinária, nesta quinta-feira, 19, com primeira e segunda chamadas às 18h30min e 19h, respectivamente. O encontro será na sede administrativa da entidade, na rua Félix da Cunha, número 857, sala 21, no Centro. A pauta prevê leitura e aprovação ou não da previsão orçamentária do sindicato referente ao exercício de 2025 – acompanhado do parecer do Conselho Fiscal -, bem como assuntos gerais da categoria.
Rapidinhas
• A primeira das últimas três sessões do Poder Legislativo de Venâncio Aires em 2024 foi realizada na noite de ontem. Os vereadores se encontram novamente hoje e amanhã. Trago as informações na edição de quinta-feira, 19. No site folhadomate.com, os leitores podem acompanhar o que de mais relevante foi tratado na Câmara logo após os encontros.
• Para hoje, às 15h, está agendada a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais realizadas em 6 de outubro deste ano. Em uma solenidade conjunta, sob responsabilidade da 93ª Zona Eleitoral, serão diplomados vereadores, vice-prefeitos e prefeitos dos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão. Logo depois, às 16h, os eleitos de Venâncio Aires se reúnem para a Sessão Preparatória.
• O Poder Judiciário ainda está abarrotado de processos relativos ao pleito de 2024. Há tanto demandas de candidatos que se sentiram atingidos e buscam reparação por determinadas atitudes – em especial publicações em redes sociais -, quanto denúncias que, segundo comentários dos bastidores da política, podem ter reflexo na composição da Câmara de Vereadores.
• A programação do ‘Natal de União’ em Venâncio Aires segue ao longo da semana e se encerra no domingo, 22. Amanhã, a partir das 19h30min, em frente à Igreja Matriz, ocorre a apresentação do projeto social ‘Voz, Flauta e Violão’. Em seguida, a ONG Alphorria realiza um show natalino.