Justiça Eleitoral diploma eleitos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão

-

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 17, a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão – municípios que integram a 93ª Zona Eleitoral. A solenidade, no Plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, foi conduzida pela juíza eleitoral Cristina Margarete Junqueira, pelo promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, o chefe do cartório eleitoral Eduardo Mosman e a representante da Junta Eleitoral Michele Oliveira.

Eleitos em Mato Leitão (Foto: Leonardo Pereira)

Em Venâncio foram diplomados o prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura Landim (MDB), além dos 15 vereadores. Na Cidade das Orquídeas, receberam o diploma o prefeito eleito Arly Stöhr, o Flecha (PDT), o vice Luciano Vargas (MDB) e os nove vereadores eleitos. De Boqueirão do Leão, foram empossados o prefeito eleito Paulo Joel (MDB), o vice Silvio (PT), além dos nove vereadores eleitos.

Em discurso breve, a juíza eleitoral Cristina Margarete Junqueira destacou a importância de proteção à democracia, respeito aos resultados das urnas eletrônicas e parabenizou os eleitos nos três municípios. O ato seguiu ordem alfabética, sendo entregue os diplomas para Boqueirão do Leão, Mato Leitão e Venâncio Aires, respectivamente.

Eleitos em Boqueirão do Leão também receberam os diplomas da Justiça Eleitoral (Foto: Leonardo Pereira)

Venâncio Aires

Segundo o vereador mais votado no pleito de 2024, Tiago Quintana (PDT) aproveitou a oportunidade para agradecer pelo apoio da comunidade e enfatizou que a diplomação e as eleições são a representação de renovação e das necessidades da população. “Os novos vereadores são bem representativos, pelas pautas defendidas. Acredito que teremos bons diálogos, com a oposição propositiva e respeitosa.”

Enquanto que o prefeito reeleito Jarbas da Rosa destacou que a diplomação é como se fosse “passar de ano na escola”, com a avaliação da comunidade e o diploma recebido após a eleição. “Queremos continuar o desenvolvimento que realizamos nos últimos quatro anos. Nosso bem comum é fazer o melhor para Venâncio Aires”, enfatizou.

Mato Leitão

O prefeito eleito Arly Stöhr, o Flecha, afirmou que o seu governo será de continuidade do trabalho realizado nos oito anos de Carlos Bohn (PSDB) a frente do município – Flecha era o vice neste período. “Já estamos com obras encaminhadas. E o prefeito Carlos Bohn seguirá no governo, ainda não definimos a função, mas ele seguirá ao nosso lado”, completou.

Já o vereador mais votado na Cidade das Orquídeas, Emerson Kirch, o Kiko (PSDB), disse que a expectativa é grande para o quarto mandato e agradeceu a confiança da população. “Como trabalho na Secretaria de Obras, infraestrutura é minha bandeira. Mas também vou defender a educação e o meio ambiente”, afirmou.

Entenda

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o diploma é o documento que atesta que a candidata e o candidato foram eleitos. A partir da diplomação, os eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos.

Posses

As posses dos eleitos serão realizadas no dia 1º de janeiro de 2025, quando também ocorre a instalação das novas legislaturas, a eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo e posse dos secretários municipais.

No município de Mato Leitão, a solenidade de posse está agendada para as 9h, no ginásio da Seubv. Em Venâncio Aires, a posse será no turno da tarde. O ato inicia às 17h, na Câmara de Vereadores.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido