Desde a grande cheia de maio deste ano, os trabalhos da equipe do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires foi prejudicado, já que a equipe de pedreiros da Prefeitura de Venâncio Aires foi realocada e se concentrou na recuperação e reconstrução pós-enchente. A expectativa era de retomada das ações no mês passado, o que não aconteceu.
A previsão, agora, é de que os trabalhos reiniciem em janeiro do próximo ano, pelo menos com a equipe de pedreiros da Prefeitura. Alguns materiais para as obras já foram adquiridos e estão disponíveis para uso. Quatro nascentes já estão indicadas para serem contempladas quando houver o retorno, de famílias selecionadas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. As nascentes são de Arroio Grande, com abastecimento de mais de 30 famílias, e em Alto Paredão Pires.
Ao longo de 2024, foram concluídos os trabalhos de recuperação de duas nascentes realizados pela empresa CTA Continental. A primeira fica na propriedade de Nelson Posselt, de Linha Sexto Regimento, e a outra na propriedade de Cláudio Winck, de Linha Andréas. Em ambas, duas famílias são abastecidas. A meta no início deste ano era de realizar 12 nascentes.
Segundo o chefe local da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin, vice-presidente do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires, explica que o reinício com mão de obra da Prefeitura foi postergado, também devido a reparos que ainda precisavam ser feitos em outras fontes. Duas nascentes receberam reparos: na propriedade de Sidonia Becker Thomas, de Olavo Bilac, onde quatro famílias são abastecidas, e de Paulo Silberschlag, de Linha Sapé, com duas famílias abrangidas.
Mudança total
Em Linha Andréas, a rotina da família Winck mudou totalmente desde que a nascente da propriedade foi recuperada pela equipe da CTA. Foi em junho deste ano que os trabalhos iniciaram e tiveram duração de um mês e meio até a finalização. O agricultor Elton Winck, 35 anos, destaca que antes da recuperação, a quantidade de água era reduzida e os entupimentos na canalização eram frequentes. “Melhorou 100%, essa água limpa é muito boa, falaram que foi a nascente com a água mais pura que já fizeram, e, se não fosse a equipe, seria muito caro para recuperar.”
Antes da intervenção, Winck explica que precisava ‘puxar’ água com tonéis e carroça de uma área perto da propriedade, o que demandava muito esforço. “A água é tudo para nós, não fazemos nada sem ela e, desde que foi consertado, nunca mais tivemos problema com o abastecimento”, completa. Winck é o responsável por fazer a manutenção da fonte, com aplicação de produtos específicos para manter a limpeza e a qualidade a cada três ou quatro meses.
Na propriedade, além dele residem a esposa, dois filhos e os pais, Cláudio, 74 anos, e Sirlei Winck, 71 anos, que moram na localidade desde 1970. A família cultiva tabaco, e nesta safra plantou cerca de 40 mil pés, além de outros alimentos para o próprio consumo na área de 20 hectares. A propriedade também conta com açude, cuja água é utilizada para manter os animais.
Prefeito garante sequência do trabalho
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, projeta que no próximo ano os trabalhos tenham continuidade. “Estamos programados para a retomada após o período de férias dos servidores, principalmente os pedreiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que realizam o projeto.” Além da mão de obra, ele assegura a disponibilização de materiais para o projeto, que classifica como fundamental.
O líder do Executivo explica que o motivo relevante que levou à paralisação dos trabalhos foi o evento climático extremo vivido em maio, momento em que todos os servidores tiveram que priorizar os atendimentos relacionados com o impacto das enchentes e deslizamentos de terra na região serrana. “A Semma teve uma demanda importante com a causa animal e os servidores focaram neste atendimento, além do próprio meio ambiente.”
Jarbas evidencia a importância da sequência do projeto, responsável por revitalizar e recuperar as nascentes e garantir água contínua e de qualidade para o futuro do município. “É um projeto fundamental e vamos continuar trabalhando, acreditamos no bom trabalho de todos os apoiadores”, afirma o chefe do Executivo, destacando também a Folha do Mate, que lidera o projeto com a divulgação e conscientização da população sobre a importância da preservação da água.
Para 2025, ele também ressalta a implementação e efetivação do programa municipal de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) e os avanços na área de preservação ambiental do arroio Castelhano, que se soma ao trabalho com as nascentes.
- 50 – nascentes foram recuperadas desde o início dos trabalhos do Comitê, em 2018.
“É um projeto fundamental e vamos continuar trabalhando, acreditamos no bom trabalho de todos os apoiadores.”
JARBAS DA ROSA
Prefeito de Venâncio Aires