Cuidado e amor para gatos abandonados

-

Apaixonada por animais desde a infância, Edite Hoffmann vive o mundo pet por meio de seu empreendimento, a Bichos & Bichos Pet Shop, há 13 anos. No ano passado, escolheu se doar à causa animal de forma efetiva com foco nos gatos. Em casa, ela tem dois cães e dois gatos, e no pet já tinha como moradores um casal de felinos, Olga e Adão. Mas, desde abril de 2023, a família tem crescido e Edite se tornou referência quando o assunto é resgate e acolhimento a gatos abandonados.

Por saber do cuidado e carinho que tem pelos animais, foi chamada pela primeira vez para o resgate de gatos abandonados no bairro Gressler. A ninhada de quatro filhotes havia sido deixada perto do posto de saúde do bairro, em um contêiner de lixo. Ela cuidou, acolheu e doou três deles.

Com o passar do tempo, mais gatos foram resgatados, sendo necessária a adaptação do espaço que era usado para estoque do pet shop. “Como escolhi me doar a esse cuidado e acolhimento, decidi que precisava adaptar o espaço para melhor conforto deles.”
Por meio de doações de materiais e custeio de mão de obra por conta própria, adaptou o espaço, que conta com a área de isolamento, para acolher os recém-chegados e filhotes, playground em madeira, além da tela de proteção nas janelas.

Atualmente, são 17 moradores do gatil. “Logo que acolho eu deixo eles isolados, faço os testes de FIV e FeLV e, se negativo, faço a socialização. Tenho um controle grande para não infectar os outros com possíveis doenças”, relata, ao se referir aos vírus da imunodeficiência felina (FIV) e Leucemia Felina (FeLV).

Para isso, tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do programa Toda Vida Importa, com o custeio das consultas veterinárias e castrações. Edite afirma que a ideia é conseguir um lar para todos, desde que seja por pessoas realmente dispostas a acolher e cuidar dos animais. “Sempre converso com os possíveis tutores, apresento os cuidados necessários e faço um termo de adoção para garantir o compromisso que está sendo firmado”, declara.

Para os 17 animais do gatil, são necessários 50 quilos de areia por semana e 10 quilos de ração a cada cinco dias, o que gera um custo elevado, além das medicações. Para isso, Edite conta com o auxílio do grupo Resgautados e campanhas nas redes sociais. “Sempre que posso, pago sozinha, mas muitas vezes se torna pesado. O pouco de cada um no montante me ajuda muito.” Quem quiser auxiliar pode fazer contato pelo WhatsApp (51) 99258-6938.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido