Churrascos aos domingos para as crianças da Casa de Acolhimento

-

Pelo menos uma vez por semana, especialmente aos domingos, os gaúchos têm o costume de preparar um churrasco para reunir a família. No entanto, o prato típico do Rio Grande do Sul, que pode parecer acessível e tradição para muitos, nem sempre reflete a realidade de todos. Exemplo disso são as crianças atendidas pela Casa de Acolhimento de Venâncio Aires, localizada no bairro Coronel Brito.

O pedido das crianças de comer churrasco foi levado pela direção da Casa de Acolhimento para uma reunião junto do Rotary Club Venâncio Aires, em 2019. Não demorou muito para a ideia sair do papel, por iniciativa de Luciano Storch, integrante do clube de serviço que arrecadou fundos com demais integrantes, comprou a carne no supermercado Konzen e deu início à realização do desejo dos moradores da Casa.

Desde então, com o auxílio de funcionárias da instituição, a cada domingo, crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento têm um momento de confraternização, ‘em volta da churrasqueira’. Storch lembra que a presidente do Comitê de Ação e Cidadania contra Fome, Miséria e pela Vida, que administra a Casa de Acolhimento, Mônica Moraes, levou a demanda em uma das reuniões. “Não pensei duas vezes antes de agir. Durante alguns anos, fui responsável por gerenciar a contabilidade desse projeto”, relata o voluntário.

Além dos churrascos, outras ações foram realizadas pelo Rotary, como a construção de um quiosque no pátio da Casa de Acolhimento, no ano passado. O espaço, equipado com churrasqueira e mesa, foi planejado para tornar os domingos das crianças ainda mais especiais. Também em 2022, o clube liderou a revitalização da pracinha, proporcionando um espaço renovado para o lazer e a recreação dos pequenos.

Segundo o administrador da Casa de Acolhimento, Cássio Silva, o Rotary é um parceiro de longa data, que desempenha um papel essencial no bom funcionamento da instituição e garantindo um atendimento de qualidade às crianças acolhidas. Ele também destaca que, além da ajuda financeira, o trabalho voluntário dos rotarianos é fundamental para criar memórias afetivas, principalmente com o projeto dos churrascos. “O Rotary é um grande parceiro da Casa de Acolhimento, com certeza somos gratos por todos os anos de doação e carinho com as crianças. Durante alguns anos, o clube doou semanalmente um valor para a compra da carne. Há pouco tempo, o Supermercado Konzen assumiu essa responsabilidade do projeto”, comenta Silva.

O proprietário e sócio-administrador do supermercado, Mateus Konzen, 33 anos, ressalta o quanto lhe sensibilizou o fato de as crianças sonharem em ter o churrasco do domingo. “Saber que não tinham acesso a um prato típico da região e que esse era o desejo delas, me tocou. Por isso, assumi o compromisso de manter as doações. Somos vizinhos da Casa de Acolhimento e acompanhamos de perto a movimentação das crianças. Ajudar não faz bem só para quem recebe, mas também para quem doa”, afirma.


Saiba mais

Atualmente, a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires acolhe 20 crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos. A instituição conta com o trabalho de 17 funcionários que, com revezamento, garantem o funcionamento 24 horas por dia. Há quatro anos, Cássio Silva atua como administrador do local, sendo o responsável pela gestão.

Para suprir as demandas da instituição, também são realizadas campanhas solidárias, como é o caso da venda de pizzas, bolachas de Natal e para o início do ano que vem, como todos os anos, a campanha de arrecadação de materiais escolares.


“O churrasco não representa apenas a cultura, mas também simboliza reunião familiar e afeto.”

Mateus Konzen

Proprietário do Supermercado Konzen



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido