“Não tenho hora para ajudar. Ser solidária é uma vontade que vem do coração”

-

“Venâncio Aires é uma cidade conhecida por sua solidariedade, mas ainda há muitas pessoas que necessitam de ajuda ao longo do ano, e não apenas em períodos específicos”. É o que afirma a voluntária Aline Zeneida da Silva, de 44 anos, fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Cidadã, em Venâncio Aires. Há 22 anos, quando as atividades da instituição começaram, o foco era o trabalho com esportes para crianças e adolescentes. No entanto, o projeto cresceu e tomou proporções muito maiores.

Atualmente, a ONG atende 78 famílias, concentrando seus esforços na arrecadação de roupas, agasalhos, alimentos e materiais de higiene, que são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo brasileiros e imigrantes, residentes tanto na área urbana quanto rural da Capital do Chimarrão.

Aline explica que, quando um novo caso é identificado e repassado para a instituição, o primeiro passo é realizar uma visita à família para avaliar suas necessidades e condições. “A primeira visita é fundamental, pois nos aproxima das pessoas e permite identificar suas necessidades imediatas. Além de alimentos e roupas, também oferecemos orientação, como ajuda na elaboração de currículos e processos de inserção no mercado de trabalho”, comenta.

Além de seu trabalho na ONG, Aline é coordenadora da Pastoral dos Imigrantes na Paróquia São Sebastião Mártir e trabalha como professora de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Crescer, do bairro Coronel Brito, e supervisora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, no Aviação. “Não me vejo fazendo outra coisa. Não tenho hora para ajudar. Ser solidária é uma vontade que vem do meu coração. É muito bom ajudar as pessoas, e o retorno que recebo me faz muito bem”, afirma.

Para que o trabalho seja possível, Aline conta com a colaboração de voluntários e parceiros. “Tenho diversos parceiros na cidade, e são eles que tornam tudo viável. Conto com apoio de profissionais como cabeleireiros, lojistas, médicos, dentistas, além da Prefeitura e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Sem eles, nada disso seria possível”, destaca.

Aline compartilha que ajudar quem precisa não é perda de tempo, mas uma forma de cuidar do próximo. “Saber que faço a diferença na vida das pessoas é gratificante. A escola também é um ambiente que facilita meu trabalho com a ONG, pois as colegas professoras são parceiras que sempre me ajudam”, compartilha.

“Ajudar as pessoas é um compromisso, não é desgaste. O retorno que recebo me faz muito bem.”

ALINE ZENEIDA DA SILVA

Professora e voluntária


Natal Solidário

No último sábado, 21, a ONG Cidadã promoveu mais uma edição do Natal Solidário, levando alegria e apoio a diversas comunidades do interior e dos bairros de Venâncio Aires. O evento, que já se tornou uma tradição, visa proporcionar um Natal mais feliz e solidário para aqueles que mais precisam. A ação contempla a distribuição de presentes, alimentos e momentos de confraternização, para fortalecer os laços comunitários e oferecer um apoio especial às famílias em situação de vulnerabilidade.

Aline da Silva ressalta que, todos os anos, para ações como do Natal serem realizadas, há o trabalho de vários parceiros e amigos que auxiliam nas atividades. Ela ressalta os parceiros SR Instalações em Comunicação Virtual, Centro Holístico Grupo Jornada de Amor, funcionários da IMX Sport, professoras e colegas da Emef Dois Irmãos e EEEM Crescer, Amigas em Ação, Escola de Inglês Idioma, jogo de loto de Marli Menzel, Comunidade São Lucas, além de demais familiares e amigos dos integrantes da ONG.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido