Vereador do PP anunciou que vai propor debate sobre agroindústrias após repercussão de matéria da Folha do Mate, no dia 24 de dezembro.
Na terça-feira, 24, a Folha do Mate publicou reportagem que revelou um clima de frustração e preocupação das agroindústrias de Venâncio Aires em relação à Vigilância Sanitária e ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Segundo os produtores, tem havido excesso de exigências e rigidez da fiscalização, o que está desmotivando os empreendedores rurais.
O vereador reeleito, Diego Wolschick (PP), que em outra oportunidade já havia comentado o assunto na tribuna do Legislativo e, após repercussão de matéria da Folha, afirmou que vai propor uma audiência pública. Segundo ele, o objetivo é debater para avançar no assunto. “O setor de fiscalização, através da Vigilância Sanitária da Prefeitura, está ‘matando’ nossas agroindústrias. Sei de inúmeros casos onde os proprietários estão desmotivados a seguir nas atividades, por justamente a fiscalização ser muito severa. E não somente as agroindústrias, mas as empresas de maneira geral, estão sendo bastante prejudicadas por essa fiscalização. Não sou contra a fiscalização, mas da maneira que está, é inviável seguir na atividade”, afirma Wolschick.
Agroindústrias e demais partes interessadas
O vereador antecipa que o objetivo é chamar para a audiência as partes interessadas, como Cooperativa dos Produtores de Venâncio (Cooprova), Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural e Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente, o setor da Vigilância Sanitária e o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). “A intenção é fazer um convite, ou melhor, uma convocação dos proprietários de agroindústrias, para que também se façam presentes.”
Ainda conforme Diego Wolschick, a proposta da audiência é uma das prioridades dele no início da próxima legislatura. Ele explica que, após tomar posse, será feita a organização interna na Casa, com as comissões que cada vereador irá participar.