Estão definidos os líderes de bancadas na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para o início da nova legislatura. Únicos eleitos por seus partidos, Nelsoir Battisti (PSD), Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), Alberto Sausen (Podemos), Ezequiel Stahl (PL) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), já eram certezas para a função. Agora, as demais legendas também oficializaram suas lideranças: Gilberto dos Santos (MDB), Sandra Silberschlag (PP) e Alessandra Ludwig (PDT) são os escolhidos.
Frentes parlamentares propostas
Foram protocolados no Poder Legislativo os primeiros cinco projetos de resolução que preveem a criação de frentes parlamentares para o ano de 2025. Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), pede a instituição da Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria. Alessandra Ludwig pleiteia a Frente Parlamentar da Causa Animal. Luciana Scheibler (PDT) sugere a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos. E Nelsoir Battisti (PSD) quer a Frente Parlamentar do Trabalho, Qualificação Profissional e Desenvolvimento e a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais (Meis).
Quase R$ 446 mil para o HSSM
Estava na Ordem do Dia da sessão da Câmara de Vereadores de ontem, com pedido de urgência, o Projeto de Lei número 001, do Poder Executivo e que prevê o repasse de R$ 445.915,44 ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Saúde e, para que cheguem ao caixa do HSSM, a Casa do Povo precisa aprovar a transferência via Fundo Municipal de Saúde. Segundo a proposta, o dinheiro será utilizado em ações e serviços de atendimento de saúde da população em razão do desastre climático de maio do ano passado.
Episódio da Sessão de Instalação
Ainda repercute nos bastidores da política venâncio-airense episódio ocorrido na Sessão de Instalação da Câmara de Vereadores, ocasião na qual Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), afirmou que o presidente Tiago Quintana (PDT) – que assumiu a condição exclusivamente para aquele momento, por ter sido o mais votado em outubro de 2024 – não poderia votar na eleição para a Mesa Diretora de 2025. Como Muchila sempre cobra os colegas que não atentam para o Regimento Interno, tem gente ‘tirando onda’ que o parlamentar, que inclusive é advogado, esqueceu de fazer a lição de casa. Nas sessões ordinárias, o presidente da Mesa só vota em caso de empate, mas no caso específico, o direito é o mesmo dos demais.
Rapidinhas
O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e o deputado estadual Airton Artus, ambos do PDT, articulam em conjunto para que um trecho da ERS-467, entre os municípios de Tapejara e Ibiaçá, ganhe o nome de Alceu Collares. O ex-governador do Rio Grande do Sul – que faleceu no dia 24 de dezembro do ano passado, aos 97 anos – foi quem sacionou a pavimentação do referido trecho.
As operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros devem prestar informações à Receita Federal sobre operações financeiras de contribuintes. O envio dos dados será semestral. A regra começou a valer no dia 1º de janeiro. A Receita Federal afirma que as medidas têm o objetivo de melhorar o controle e a fiscalização das operações financeiras, por meio de uma maior coleta de dados.
Não é porque a RSC-287 teve as obras de duplicação iniciadas que a concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, pode esquecer da manutenção nos 204 quilômetros da rodovia, entre Tabaí e Santa Maria. Fui duas vezes a Cachoeira do Sul, recentemente, e é impossível não notar as condições abaixo do aceitável em muitos trechos. Desde ondulações, passando por rachaduras e até buracos. O pedágio segue sendo cobrado, então a estrada precisa oferecer, pelo menos, um pouco mais de segurança.
Faltam poucos dias para 149ª Festa do Bastião, o quarto maior evento religioso do Rio Grande do Sul e que será realizado entre os dias 17 e 20 de janeiro.