
A Folha do Mate inicia no sábado, 11, a publicação de mais uma série de reportagens. O conteúdo produzido pela jornalista Luana Schweikart vai contar a história do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires, que completa 40 anos em 2025. Há quatro décadas os bloquinhos infantis elegem rainha e princesas que representam os pequenos foliões. Ao longo da história, houve apenas uma interrupção, em 2021, devido à pandemia de Covid-19.
O próximo concurso ocorre no domingo, 12, quando o bloco Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano, promove o evento de escolha da corte.
São oito blocos que integram o Departamento Infantil atualmente. Na véspera da festa organizada por cada bloco, a Folha vai publicar na edição de fim de semana uma reportagem que contará como ocorreu a fundação do bloco, a inspiração para o nome, episódios marcantes e as características de cada agremiação que já é conhecida pelas cores destacadas nas fantasias e camisetas.
Valorizar a memória coletiva e das tradições locais, o envolvimento das famílias e o vínculo entre as gerações são objetivos deste conteúdo jornalístico que o leitor poderá acompanhar até o mês de março, quando encerra o calendário de festas dos blocos infantis.
Calendário de publicação da série
11/01 Bloco Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano
25/01 Bloco Turma da Folia, de Linha Cecília
01/02 Bloco Trem da Alegria, de Linha Isabel
08/02 Bloco Turma do Barulhinho, de Linha Brasil
15/02 Bloco Os Travessinhos, de Linha Travessa
22/02 Bloco Os Imigrantes, de Centro Linha Brasil
01/03 Bloco Os Malandrinhos Linha Andreas
08/03 Bloco Os Fofinhos Vila Deodoro
Defesa das agroindústrias
O vereador Eligio Weschenfelder (Muchila), do PSB, apresentou na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria. Conforme o vereador, o objetivo principal é estudar e propor políticas públicas que incentivem a sustentabilidade e a competitividade das agroindústrias. “É um pilar fundamental da economia local”, destaca. Ele cita que os pequenos produtores enfrentam diversos desafios, como a falta de acesso à crédito, carência de assistência técnica especializada, dificuldades logísticas e ausência de políticas públicas eficazes.
Muchila ainda defende o diálogo com a Vigilância Sanitária, setor que exerce o papel de fiscalização. “O diálogo deve ser orientado para entender as dificuldades enfrentadas pelos produtores e buscar soluções conjuntas, ao invés de se limitar à aplicação de multas.”
Antigo posto Central terá atendimento de especialistas, clínico geral e dentista
A partir da próxima semana, os venâncio-airenses que buscarem consultas médicas com especialistas terão um novo local de referência. O antigo Posto de Saúde Central, localizado na esquina das ruas Reynaldo Schmaedecke e Visconde do Rio Branco, será a nova sede do Centro de Especialidades Médicas, que atualmente funciona em uma prédio alugado na rua Júlio de Castilhos. O novo endereço estará aberto a partir de segunda-feira, 13.
No local, a população vai poder realizar consultas com cardiologista, urologista, vascular, gastroenterologista, traumatologista e neurologista. Entre as novidades destacadas pelo prefeito Jarbas da Rosa está o atendimento de dentista, uma demanda antiga da população. “O gabinete odontológico já está instalado. Pela primeira vez na história que o posto de saúde central terá serviço odontológico”, destacou Jarbas. Conforme o chefe do Executivo, outro serviço que será implementado no mesmo espaço é o atendimento de clínico geral, o que ocorrerá ainda no primeiro trimestre. “Este é um posto totalmente revitalizado, em local centralizado. Importante destacar que estamos valorizando um prédio próprio, o que permitirá reduzir custos, pois não precisaremos mais pagar aluguel de outro espaço. Além disso, esse posto atenderá uma carência em atendimentos de clínico geral para atender moradores da região central e bairros Morsch e União, que hoje têm como referência o posto de saúde Gressler, o que é uma distância relativamente grande”, observou o prefeito.
