Circula em redes sociais registros feitos por moradores de municípios da região e motoristas preocupados com a ponte da RSC-287 sobre o rio Taquari, em Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires. A reportagem contatou a concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela rodovia, que garantiu a segurança da estrutura.

Em nota enviada à reportagem, a empresa afirmou que a ponte “já foi objeto de vistoria técnica e não há danos que comprometam a segurança. Todas as pontes passam constantemente por vistorias e atividades de manutenção, inclusive esta”, diz a nota.
A reportagem da Folha do Mate e Rádio Terra FM esteve no trecho, localizado no km 55 da rodovia, na manhã desta sexta-feira, 10, onde foi possível observar uma erosão abaixo da estrutura, que deixa à mostra as sustentações de ferro acima do solo.

História da ponte em Vila Mariante
Construída em 1958, a ponte de Vila Mariante é fundamental na conexão da Capital do Chimarrão com Porto Alegre. Em maio, durante a enchente do rio Taquari – a maior da história -, chegou a ser interditada pela Rota de Santa Maria. A água não chegou a tocar na construção, mas chegou perto como nunca antes havia ocorrido. Na oportunidade, o manancial ultrapassou o trevo de acesso ao 2º distrito.
Quando o nível do Taquari baixou, uma equipe especializada da empresa realizou vistorias detalhadas para garantia da segurança da travessia. A interdição durou do dia 1º ao dia 7 de maio.