O deputado Adolfo Brito (PP) está nos seus últimos dias à frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). No dia 3 de fevereiro, ele passará o bastão para Pepe Vargas (PT), conforme acordo definido entre as principais bancadas do parlamento gaúcho. O petista será o presidente da ALRS pela primeira vez.
Ele definiu o desenvolvimento sustentável como principal pauta do mandato que segue até o primeiro mês de 2026. Durante a gestão de Brito, o foco esteve na reservação de água. Ainda não foi divulgada a composição completa da Mesa Diretiva.
Nascido em 1958, Vargas é natural de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, no entanto foi em outra cidade serrana que construiu sua vida pública: em Caxias do Sul. Em 1994, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual. Dois anos depois, venceu as eleições municipais para a Prefeitura de Caxias, sendo reeleito em 2000.
Em 2006, conquistou uma vaga no Congresso Nacional, como deputado federal, onde ficou até 2018. Nesse período, foi ministro do Desenvolvimento Agrário, das Relações Institucionais e dos Direitos Humanos, durante a presidência de Dilma Rousseff (PT). Em 2018, Pepe Vargas retornou à Assembleia, conquistando a reeleição em 2022.