No início de 2024, após anos desativada, a Associação de Moradores do Loteamento Primavera, localizada no bairro Universitário (Tabalar), foi reativada. A nova diretoria foi empossada em abril, com uma movimentação dos moradores para organizar e estruturar a sede para uso dos associados e da comunidade.
O primeiro passo dos novos responsáveis, encabeçados pelo presidente Edílio José da Costa, foi a reforma do telhado, limpeza do espaço e compra de mesas, cadeiras, pratos, talheres e copos. A sede da associação está localizada nos fundos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tabalar. Entre julho e dezembro, a sede já recebeu 15 locações para aniversários e eventos familiares. “No dia 1º de janeiro, novamente tivemos um destelhamento devido aos ventos fortes, que já foi consertado graças ao empenho da nossa comunidade e diretoria”, acrescenta a vice-tesoureira, Rozeleia da Silva.
Melhorias na associação
A área verde, localizada ao lado da sede, recebeu um novo playground, instalado no início de janeiro, a partir de emenda impositiva do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). Também foi instalada uma quadra de vôlei – ainda a ser finalizada -, investimento da Administração Municipal e uma tabela de basquete, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires.
Atual diretoria
• Presidente: Edilio José da Costa
• Vice-presidente: Valcedir Porto
• Tesoureiro: Douglas da Silva
• Vice-tesoureira: Rozeleia da Silva
• Secretária: Suelen Bernardes
• Vice-secretária: Thais da Silva da Conceição
• Conselho Fiscal: Andriel Bourscheidt, Jéssica Pinto e Ricardo Pereira
• Suplentes: Guilherme Alexandre Silva, Jonathan Rafael da Conceição e Gleci Bergman
“A comunidade tem acompanhado a evolução gradativamente. Estamos atraindo olhares das localidades ao redor também, que vem participando na compra dos cartões de galinhada e eventos.”
ROZELEIA DA SILVA
Vice-tesoureira
Atividades movimentam o bairro
Desde abril, a associação de moradores também retomou atividades tradicionais, como as galinhadas mensais. Além disso, foram realizadas festa junina, em parceria com a Organização Não Governamental Consciência e Atitude (Coat); e festa de Dia das Crianças com atrações artísticas, personagens infantis e distribuição de doces, lanches e brincadeiras, junto com as ONGs Coat e Frutos em Cristo.

Em dezembro, ocorreu um jantar de casais com sorteio de brindes e, no Natal, a associação, em parceria com as duas ONGs, distribuiu cestas natalinas para auxiliar famílias de baixa renda. “Para que elas pudessem desfrutar de uma ceia em família”, destaca Rozeleia. Neste sábado, 25, inicia o calendário de galinhadas do ano.
Projetos da associação
Em meio a isso, a diretoria também está atenta a novas formas de trabalhar a cultura e o social. Por conta disso, se “reinventou” e participou de editais abertos pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, referentes a Lei Federal de Fomento à Cultura Aldir Blanc e foi contemplada com dois projetos. Os projetos aprovados foram o ‘Galinhada: patrimônio cultural da comunidade venâncio-airense’ e ‘Comunidade das Artes’, que ainda serão iniciados.