As inscrições para a primeira edição de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta terça-feira, 28, às 23h59. O programa, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), concede bolsas integrais e parciais para estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior em todo o país.
Para se inscrever, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e sem zerar a redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni, utilizando a conta Gov.br.
Nesta edição, são oferecidas 338.444 bolsas, distribuídas entre 1.031 instituições privadas. Os cursos com maior oferta de vagas são administração (27.101), pedagogia (22.947), direito (22.746), ciências contábeis (14.800) e educação física (13.639).
Para concorrer às bolsas, os candidatos devem atender a critérios de renda familiar. Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo, enquanto para bolsas parciais o limite é de três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino concorrendo a cursos de licenciatura e pedagogia estão isentos dos critérios de renda.
Inscrições Prouni
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni. Os interessados devem usar a conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, e realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
O segundo passo é preencher os dados do candidato, o perfil socioeconômico e o grupo familiar que concorrerá à bolsa.
Em seguida, o candidato deve selecionar a primeira e a segunda opção de cursos pretendidos. Para isso, é possível filtrar as vagas por curso, instituição e município. Por fim, ao clicar na ficha de inscrição, o estudante deve conferir todas as informações.
No momento da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência (PCD) ou autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.
O Ministério da Educação (MEC) publicou em seu site um vídeo com o passo a passo para realizar a inscrição.
Cronograma e resultados
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro
- Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
- Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro
- Lista de espera: manifestação de interesse nos dias 26 e 27 de março
- Divulgação da lista de espera: 1º de abril
O Prouni é um programa do MEC que existe desde 2004 e visa ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes sem diploma de nível superior. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site do MEC ou pelo telefone 0800-616161.
*Com informações da Agência Brasil
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho
Leia mais: