Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até esta sexta-feira, 31, para aderir ao parcelamento em seis vezes do IPVA 2025. Quem optar pelo parcelamento do imposto deve ficar atento aos prazos, pois o pagamento deverá ser feito dentro dos meses estipulados. Por exemplo, se o proprietário decidir iniciar o pagamento de forma parcelada em fevereiro, não será mais possível, já que a primeira parcela deveria ter sido paga em janeiro.
O parcelamento em seis vezes, implementado em 2022, permite ao contribuinte planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro a junho. Além disso, quem optar por esta modalidade também terá direito a descontos nas parcelas de janeiro (6%), fevereiro (3%) e março (1%).
Já os proprietários que decidirem pela quitação do IPVA 2025 à vista podem garantir descontos significativos pagando até 31 de janeiro. O pagamento em conta única garante desconto de 6% pela antecipação, além da possibilidade de usufruir dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Se tiverem direito a todos os descontos, os contribuintes acumularão 24,80%.

Descontos no IPVA para Bom Motorista
Os descontos para bons motoristas variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2024 (três anos) têm direito a 15% de desconto. Para quem não cometeu multas depois de 1º de novembro de 2022 (dois anos), o desconto é de 10%, e após 1º de novembro de 2023 (um ano), o benefício é de 5%.
Descontos no IPVA para Bom Cidadão (NFG)
Os descontos do Bom Cidadão também são concedidos em três faixas e resultam da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Para obter o desconto máximo de 5%, é preciso ter 150 notas fiscais ou mais registradas com CPF na hora da compra. Contribuintes com entre 100 e 149 notas têm direito a 3% de desconto, e aqueles que possuem entre 51 e 99 documentos fiscais devidamente registrados recebem 1% de desconto.

Formas de pagamento
Para consultar o valor do IPVA, gerar o QR Code para pagamento ou aderir ao débito automático, os proprietários de veículos devem acessar o site do IPVA RS ou utilizar o aplicativo do IPVA RS, disponível para Android e iOS. . Para uso em computador ou notebook, é possível acessar o site, e utilizar seus serviços a partir do login da conta gov.br.
O pagamento do IPVA pode ser realizado em diversas instituições financeiras, incluindo Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de Pix está disponível em mais de 760 instituições. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.
Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do RS S.A
Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080
Bco do Estado do RS S.A.
Mais informações, no site da Receita Estadual.
*Com informações do Secom GovRS
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho.