Festival de luzes em Vilnius, capital da Lituânia

O último fim de semana de janeiro em Vilnius foi marcado por luzes cintilantes. É verdade que o primeiro mês do ano é um dos mais difíceis no norte da Europa, devido ao clima gelado e a falta de luz natural. Os dias são curtos, amanhece depois das 9 e no meio da tarde, pelas 15h30min a penumbra cobre o céu cinzento. E é por isso que em várias capitais europeias nesta época do ano são realizados festivais de luzes para alegrar a população. Os três países bálticos capricham na decoração de Natal e continuam no mês de janeiro com várias instalações cintilantes.

Na pequena capital da Lituânia, o primeiro mês do ano é revestido de fortes emoções. Todos os anos no dia 13 de janeiro os lituanos relembram a luta contra o regime soviético pela liberdade enquanto mais adiante, no dia 25, Vilnius comemora seu aniversário de fundação, com muito brilho através do festival anual de luzes. No dia 27 do primeiro mês do ano os lituanos relembram as vítimas do holocausto e a libertação do campo de concentração de Auschwitz cuja comemoração completou 80 anos neste ano. Vale lembrar que durante os séculos passados Vilnius era considerada a Jerusalém do norte com uma das comunidades judaicas mais atuantes no velho continente.

Inúmeras igrejas embelezam o centro histórico de Vilnius.

A vida neste pequeno país banhado pelo mar Báltico está intrinsecamente relacionada ao seu passado sombrio ainda que rico culturalmente. Os lituanos comemoram diariamente o privilégio de viver com liberdade. E a capital Vilnius se torna o palco preferido da nação para difundir a liberdade de expressão. A era socialista foi encerrada em 1990 com a proclamação da independência, sendo o primeiro país a se separar da União Soviética. Por isso, em muitos aspectos, a Lituânia é ainda uma jovem democracia que reina numa capital de 702 anos. Isso mesmo, sete séculos de muita história, com um dos maiores centros medievais da Europa e arquitetura barroca tombado pela Unesco como patrimônio mundial. Mesmo se as muralhas que protegiam Vilnius como uma fortaleza da Idade Média há tempo desapareceram, o centro histórico da capital lituana continua muito bem preservado com casarios encantadores que formam um emaranhado de ruazinhas e pequenas praças entre uma construção e outra.

No último fim de semana de janeiro Vilnius comemorou seus sete séculos de fundação com muito brilho! Durante quatro anos tivemos o privilégio de morar na capital lituana e sempre que possível retornamos para visitar esta cidade de puro charme. Durante as comemorações de janeiro Vilnius se transformou num palco cintilante com projeções de luzes e exibições interativas, em 21 instalações espalhadas em cada cantinho da cidade, até mesmo no interior de igrejas. O Festival de Luzes de Vilnius destacou neste ano o tema sustentabilidade, com destaque à instalação Dreaming Sun (Sonhando com o Sol), da artista lituana Agnė Kišonaitė. A peça foi realizada utilizando bolinhas de tênis usadas, retratando o desejo pela luz do sol do verão durante as longas noites de janeiro.

Projeções de luzes coloriram as ruas da capital lituana.
Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido