
Um bloco recente, com menos de um ano de fundação, mas que já atingiu o objetivo de resgatar a tradição do Carnaval Infantil do Interior na localidade de Linha Isabel, em Venâncio Aires. Desde setembro do ano passado, o Trem da Alegria movimenta as famílias da localidade e neste domingo, 2, organiza o primeiro bailinho do Carnaval Infantil desde a fundação. A festa ocorrerá na Associação Esportiva Recreativa Cultural Isabel, localizada em Linha Isabel.
Uma das coordenadoras e fundadoras do bloquinho, Elaine Hammes, 48 anos, destaca que o bloco atual se tornou maior e mais forte, com muitas pessoas dispostas a ajudar. “A festa oficial acontece uma vez ao ano, mas antes dela acontecer existe uma grande preparação, movimentando a sociedade”, explica. São eventos e ações que ajudam a arrecadar valores para as fantasias dos pequenos, como a ação entre amigos de inverno, que sempre é realizada em agosto.
Elaine observa que as festas do Carnaval Infantil do Interior proporcionam momentos de socialização para as crianças, criando vínculos próprios com a localidade e memórias que colecionarão para o resto das vidas. “Como o bloco recentemente ressurgiu, a memória mais especial foi o dia da escolha da corte do Carnaval Infantil de 2025, quando conquistamos o título de segunda princesa e a segunda melhor torcida, simplesmente muito emocionante.”, afirma ela, que é proprietária de um restaurante. Antes do bloco Trem da Alegria, na localidade havia o bloco Os Patotinhas, e com este grupo, foram conquistadas duas rainhas e seis princesas em cortes do Carnaval Infantil do Interior.
As fantasias do bloco, segundo a coordenadora, são pensadas pelos integrantes do bloco e confeccionadas pela costureira do grupo, Franciele Dornelles, que também é mãe de uma das participantes do bloco. As decisões são tomadas, de acordo com a candidata que representará o bloco naquele ano. “Observamos o que combina mais com a menina e depois procuramos ideias e tentamos tornar realidade do jeito que imaginamos.” Participam do bloco crianças de 6 meses aos 14 anos.
Futuro
Com menos de um ano de fundação, Elaine espera que no futuro o bloco se fortaleça cada vez mais, assim como a ligação com a comunidade. “Que o Trem da Alegria tenha cada vez mais vagões. A energia que uma festa de Carnaval Infantil tem é inexplicável, espero poder viver muitos anos essa alegria, colecionando memórias e fazendo muitas crianças felizes”, completa.
Além disso, participar da história das 40 anos do Carnaval Infantil do Interior é motivo de alegria e motivação para continuar esse legado e tradição. “É lindo ver a tradição passando de geração para geração e tantas pessoas dispostas a deixar cada vez mais forte.”
Filha de Elaine, Camila Hammes, 19 anos, também coordena o bloco e participa do Carnaval Infantil desde criança. Ela conta que entrou no bloco Os Palmeirinhas com 6 anos e aos 11 foi eleita primeira princesa da corte. “Depois que entreguei a faixa, continuei frequentando os bailinhos, ainda no bloco. Após alguns anos minha mãe foi convidada a coordenar ele, e com isso virei coordenadora junto com ela”, conta a estudante.
Nesse ano, a dupla migrou e mãe e filha se tornaram coordenadoras do bloco Trem da Alegria. “Um bloco cheio de pessoas parceiras e de crianças maravilhosas. Eu e minha mãe nos dedicamos muito para as crianças realmente viverem o Carnaval do Interior, se divertirem e principalmente criarem memórias incríveis das festas, assim como eu criei. Espero viver o Carnaval do Interior por muitos anos ainda”, ressalta a jovem.
“Criei minha filha dentro de um bloco de Carnaval Infantil. Posso dizer que o Carnaval do Interior tem um lugar especial no meu coração. Tudo que faço é para ver a alegria dos pequenos, ao receber as fantasias ou dançando e se divertindo nos bailinhos.”
ELAINE HAMMES
Coordenadora e uma das fundadoras do Trem da Alegria

O início com Os Patotinhas
Antes de ser fundado o Trem da Alegria, a localidade de Linha Isabel contou com o bloco infantil Os Patotinhas, que iniciou em 1995. A agremiação foi coordenada por Silvana Graziotin Ludwig por 20 anos. O grupo encerrou em 2015 por falta de integrantes.
Ano passado veio a vontade de reviver o Carnaval Infantil em Linha Isabel, e com isso o Trem da Alegria foi fundado por Fernanda Andreia Lahr, Orlando Lahr – presidente da Associação Esportiva Recreativa Cultural Isabel –, e Elaine Hammes. Fernanda, 28 anos, explica que o nome tem tudo a ver com a localidade. “Trem pois vamos para todos os lugares juntos e Alegria pois Linha Isabel é sinônimo dela.”
A agricultora completa que o bloco foi criado com a participação de crianças de Linha Isabel, mas também com integrantes que migraram de outros blocos que não existem mais. “Juntando todos, viramos um grande bloco e uma grande família”, completa Fernanda.


Ficha técnica
• Bloco: Trem da Alegria
• Fundação: 14/09/2024
• Participação: 56 crianças
• Cores: rosa, verde e dourado
• Fundadores: Fernanda Andreia Lahr, Orlando Lahr e Elaine Hammes
• Local: Associação Esportiva Recreativa Cultural Isabel, de Linha Isabel
• Coordenadores: Elaine Hammes e Camila Hammes

40 anos
• Em 2025 o Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires completa 40 anos de história. Neste ano foi eleita a 40ª corte, sempre formada por meninas de 8 a 12 anos. A exceção foi o ano de 2021, sem a realização de evento e escolha de corte em virtude da pandemia de Covid-19.
• A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), informalmente, existe desde 1985, mas foi fundada oficialmente dia 10 de novembro de 2013. No entanto, alguns blocos e bloquinhos de Carnaval deram início a sua história em anos anteriores a 1985. O próximo bloco a ter a sua história contada nas páginas da Folha do Mate será a Turma do Barulhinho, de Linha Brasil. O conteúdo será publicado na edição do sábado, dia 8 de fevereiro.