Atendendo em projeto de férias, Paresp retoma suas atividades no dia 17

-

Desde o dia 3 de fevereiro, 58 crianças da Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp) participam do projeto de férias da instituição, que acontece todos os anos com atendimento reduzido – cerca de 50% do número de crianças atendidas normalmente. O cronograma com atividades especiais segue até o dia 14 de fevereiro e, no dia 17, será retomada a rotina com todos os atendimentos em turno posto. Em 2025, serão atendidas 116 crianças na Paresp.

O supervisor administrativo da Paresp, Leonardo Duarte da Rosa, explica que todos os anos é feita uma filtragem com os pais e a equipe, para verificar as crianças que têm maior carência financeira ou vulnerabilidade para serem atendidas no projeto de férias.

Neste ano, houve acréscimo de uma turma: são quatro no total. Duarte afirma que após todo processo de reconstrução e adequação da estrutura da ONG no período pós-enchente, a intenção é fazer ampliações e melhorias. “Já conseguimos equiparar as contas pelo déficit que tivemos depois da enchente, e a reconstrução só foi possível com os valores e ajuda de doadores”, agradece. Neste ano, o repasse anual da Prefeitura é de R$ 550 mil.

A cofundadora e diretora da Paresp, Sara da Rosa, destaca que se tudo hoje está revitalizado e a ONG consegue atender cada vez melhor todas as crianças, é porque à frente da instituição estão pessoas capacitadas e responsáveis que atuam em equipe, no acolhimento e na captação de recursos. Ao todo, são 10 colaboradores na Paresp. “E ainda precisaríamos do dobro de pessoas para dar conta de tudo. A ONG não sobrevive sem a sociedade civil”, completa.

Ela menciona a contribuição importante da empresa CTA Continental, que fornece almoço diário e é parceira desde o início da ONG, principalmente com ajudas financeiras. Entre os principais incentivadores da entidade está o empresário, Allan Kardec Nunes Bichinho, de 81 anos. Em novembro, a Paresp completa 20 anos e, para comemorar a data, diversas atividades e programações estão sendo organizadas. Uma das ideias é de realizar um jantar-baile.

Novos projetos

Entre as melhorias esperadas para este ano está a construção de um mezanino, com valores de sobras financeiras da Câmara de Vereadores, em uma parceria com Legislativo e Executivo. O novo espaço, que será construído no ginásio, servirá como área de jogos lúdicos e também como ponto de refúgio e escape em novas enchentes, onde será possível armazenar grande parte dos equipamentos da instituição, se necessário. O plano já foi encaminhado e aprovado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a expectativa é que o recurso de R$ 107 mil esteja em conta em meados de abril, através de termo de colaboração.

Por meio de editais das esferas pública e privada, a instituição também busca valores para outros projetos. Um deles é a drenagem do terreno e a cimentação dos pisos para escoamento de água. Além disso, há a intenção de climatizar o refeitório e substituir os veículos institucionais, que têm gerado elevados custos de manutenção. Muitos dos investimentos serão possíveis através de edital com a Caixa Econômica Federal.

Outro recurso emergencial que a Paresp deve receber é de uma parceria entre o Instituto Lojas Renner e o Governo do Estado, para viabilização de bazares sociais. Os valores serão repassados para entidades que foram diretamente afetadas pelas enchentes e a Paresp está entre as pré-selecionadas. Com o valor, o plano é construir uma sala para a realização fixa do bazar, já que hoje os bazares são feitos de forma bimestral, em espaços da Paresp. “É um dos braços importantes para novos recursos”, diz Duarte.

  • 6 mil – é o número de usuários impactados diretamente ou indiretamente desde o início da ONG Paresp em Venâncio Aires.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido