Centro Linha Brasil vive o Carnaval com o bloco Os Imigrantes

-

Com uma história de quase 40 anos, o bloco Os Imigrantes, de Centro Linha Brasil, participa do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires. Com quase 50 integrantes de até 15 anos, o grupo mantém viva a tradição da diversão, alegria e folia entre as crianças da localidade. Neste domingo, 23, o grupo realiza o seu bailinho de Carnaval, na Associação União Imigrantes (Suib).

Antes do bloco infantil Os Imigrantes, a localidade teve o bloquinho Os Recrutinhas, que iniciou em 1985 e seguiu até 1988. O novo bloco surgiu junto com a construção da Suib, em 1989, e segue até os dias atuais. Como coordenadores estão Milton Henn, 46, e Vera Lúcia Schneiders Henn, 47, moradores de Centro Linha Brasil. Milton, inclusive, tem extensa participação nos blocos da localidade – ele foi um dos primeiros integrantes do Os Recrutinhas.

Vera e Milton lideram o bloquinho de Centro Linha Brasil (Foto: Divulgação)

Vera começou a ajudar na costura e bordados das fantasias em 2017 e, desde 2019, junto com o marido, está liderando o grupo infantil. “Criar as fantasias é uma coisa mágica para mim, e em cada costura, cada pedrinha, cada lantejoula, coloco muito amor e carinho. Lembro da primeira fantasia que costurei, do personagem ‘Minions’, em 2017”, afirma. A agricultora conta que cria cada fantasia com um tema diferente, mas sempre com as tradicionais cores azul e branco.

A entrega das fantasias e camisetas é realizada em um encontro entre os pais e crianças do bloquinho, quando comemoram com um xixo pago pelo caixa do bloco. “Desde que nós assumimos, todos os pais também pegam e vestem as camisetas do Carnaval Infantil, porque adoram fazer parte desses eventos. Se sentem como crianças também e se divertem”, comenta Milton. Na mesma noite, é feito o tradicional convite da candidata para que o bloco participe da sua torcida. O bloco Os Imigrantes coleciona seis títulos de rainha e 11 de princesa.

Auri foi o fundador do bloco Os Recrutinhas (Foto: Divulgação)

Uma das memórias marcantes do casal foi quando, em 2020, a filha Andressa Luíza Schneiders Henn ficou como segunda princesa e teve um reinado de dois anos, em virtude da pandemia. “A maior alegria para nós, coordenadores, foi ter nossa filha como princesa do Carnaval Infantil, foi um orgulho para nós”, diz a mãe. Em 2022, no retorno depois da pandemia, o bloco foi o responsável por organizar o evento de escolha da nova corte. “E assim continua a nossa história, com muita dedicação, amor e carinho. A gente agradece a cada um que faz parte dessa história dos 40 anos de Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires”, completa Milton.

“O bloquinho, para nós, representa alegria, diversão, folia, união, encontro de amigos e o mais importante, que é ver a alegria de cada criança que se diverte bastante.”

VERA HENN

Coordenadora do bloco Os Imigrantes

O início com Os Recrutinhas

O Carnaval Infantil teve início em Centro Linha Brasil no ano de 1985, quando foi fundado por Auri Ruppenthal, 66, o bloco Os Recrutinhas, que tinha entre 15 e 20 integrantes. As festas eram realizadas no antigo Salão Freese e o surgimento do bloco se deu pela existência do bloco adulto. Os Recrutas. “As crianças eram levadas para os bailinhos com a minha Kombi”, afirma Ruppenthal. A bandeira foi costurada e bordada por Lires Desbesel, que na época fazia todos os tipos de bandeiras, e as fantasias foram feitas pela costureira da localidade, Siloni Lahr. O bloco teve duração de poucos anos, até 1988.

Selmira deu início aos Os Imigrantes (Foto: Divulgação)

Com a construção do ginásio da Associação União Imigrantes (Suib), em 1989, foi criado o atual bloquinho Os Imigrantes – o nome foi escolhido devido à sigla da Suib. A fundadora foi Selmira Klamt, 69, que coordenou o bloco por dois anos e contou com o auxílio de Nelsi dos Santos para a crianção da nova bandeira, que foi novamente costurada e bordada por Lires.

Ficha técnica

• Bloco: Os Imigrantes

• Fundação: 1989

• Participação: 47 crianças

• Faixa etária: até os 15 anos

• Cores: Azul e branco

• Fundadores: Selmira Klamte Auri Ruppenthal

• Local: Suib de Centro Linha Brasil

• Coordenadores: Vera e Milton Henn

40 anos dos Imigrantes

• Em 2025, o Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires completa quatro décadas de história. Neste ano, foi eleita a 40ª corte, sempre formada por meninas de 8 a 12 anos. A exceção foi o ano de 2021, sem a realização de evento e escolha de corte em virtude da pandemia de Covid-19.

Registro de 1989, quando Selmira Klamt fundou o bloquinho Os Imigrantes (Foto: Arquivo pessoal)

• A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), informalmente, existe desde 1985, mas foi fundada oficialmente dia 10 de novembro de 2013. No entanto, alguns blocos e bloquinhos de Carnaval deram início a sua história em anos anteriores a 1985.

• O próximo bloco a ter a sua história contada nas páginas da Folha do Mate será Os Malandrinhos, de Linha Andréas. O conteúdo será publicado na edição do próximo sábado, dia 1º de março.

Andressa Luíza Schneiders Henn, 14, com a bandeira e camiseta do bloco, em 2025 (Foto: Divulgação)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido