A paixão pelo Carnaval pode surgir a qualquer momento da vida. Tem quem passe a se interessar pela maior festa do país já adulto. No entanto, também há aqueles que, desde muito jovens, já desfilem rua afora. Este último é o caso da rainha do Carnaval Municipal de Venâncio Aires, Luana Henckes, 24 anos, de Vila Santa Emília, no interior da Capital do Chimarrão, que desde os 2 anos cultiva o amor pela folia de momo.
Do interior para a cidade
Os pais, Rogério e Maria Elaine, têm participação recorrente em festas e Carnavais, por isso Luana, desde cedo, esteve em grupos de dança da escola e brincava que desfilaria nas ruas. “Eu falava que era princesa”, relembra. Na adolescência, a partir de um grupo de amigos na escola, surgiu o primeiro contato com os blocos de Carnaval do Interior da Capital Nacional do Chimarrão.
Após participar, por alguns anos, das festas dos blocos que integram a Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), em 2021 ela recebeu o convite para representar o bloco Imperadores da Folia, de Linha Cecília. “Fui eleita a 1ª princesa em 2022 e acabei tendo amizades que resumem o ‘Carnaval uniu’, pois as meninas da corte se tornaram parceiras para todas as horas”, comemora a pedagoga, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Primeiros Passos.
Quando ainda representava o Imperadores da Folia, recebeu o contato de uma das escolas da cidade que participava do Carnaval de Rua, a Malandros do Ritmo, por meio de conhecidos da família. O convite para participar do concurso para corte do Carnaval Municipal veio no mesmo ano e, logo após encerrar o reinado na corte do interior, foi eleita como princesa do Carnaval Municipal. “O sentimento de estar nas cortes foi de muita gratidão”, explica.
Rainha pela Unidos da Vila Freese
Luana, que atualmente cursa Educação Especial na Uniasselvi, afirma que, ainda na Malandros do Ritmo, pôde conhecer mais sobre a Unidos da Vila Freese. No ano de 2023, as duas escolas desfilaram juntas e os ensaios ocorriam na estrutura da Vila Freese.
Após conversas com integrantes da escola em festas, surgiu o convite para novamente concorrer, agora pela Vila Freese. “Durante todo o período do concurso tive um apoio forte das escolas, estavam comigo durante minhas angústias, medos, inseguranças e até mesmo nos ensaios.”
Desde a ideia da fantasia criada por Luana e pela mãe Maria Elaine, até a noite da escolha, no dia 1º de fevereiro, ela relata que sempre manteve a fé e confiança. “São as palavras que ficaram na minha cabeça durante toda a trajetória”, afirma.
“O Carnaval significa muito mais do que uma festa, é união, família, diversidade e alegria. Espero todos na Rua Grande, para mais um ano de muita alegria e samba no pé.”
LUANA HENCKES
Rainha do Carnaval Municipal de Venâncio
Críticas à rainha
• Logo após a decisão da corte municipal, a rainha Luana sofreu com críticas nas redes sociais – por ser loira e representar uma festa com influência de tradições africanas, em especial pelo samba. No entanto, ela afirma que lida com o assunto com respeito, pois existem opiniões e pensamentos diferentes. “Sempre absorvo as críticas construtivas e respeito a opinião de cada”, destaca.
• Segundo a rainha, o sentimento é humildade, igualdade e, com muito amor e alegria, poder representar o município e os foliões. “O fato de ser loira e do interior não impedirá para agregar a essa história. O Carnaval não é sobre cor, raça, gênero ou etnia. É sobre a mistura de todas as essências”, completa a rainha municipal de 2025.