A primeira Festa Municipal do Produtor Modelo foi realizada no dia 24 de maio de 1986, na sede da Associação 25 de Julho de Santa Emília. A mesma substituiu as antigas festas da Soja, do Milho e do Feijão, que eram realizadas até aquele ano, quando os promotores resolveram ampliar a promoção.
A continuidade ou não do concurso será definida durante a reunião programada para as 19h, desta sexta-feira, 6, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR). O secretário municipal de Agricultura Fernando Ribeiro Heissler, frisa que no encontro realizado no dia 16 de maio, algumas associações manifestaram interesse em prosseguir com o concurso. “Porém, o grupo não aceita que sejam inseridas novas associações”, salienta. Heissler reforça que com menos de cinco associações, a continuidade se tornará inviável.
O grupo não aceita reposição, a não ser que haja alguma desistência
Fernando Ribeiro HeisslerSecretário municipal de Agricultura
Na reunião do dia 16 de maio, as associações 25 de Julho de Santa Emília e Cantores Lira de Linha Maria Madalena, acenaram com a possibilidade de desistência. Porém, as diretorias se comprometeram em se reunir novamente com os associados para então definirem uma posição, que será apresentada no encontro desta noite.
O secretário reforça que estão convidados também, os representantes das sete entidades integrantes da comissão organizadora. Além da Secretaria Municipal de Agricultura, participam da organização a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Banco do Brasil, escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural.