Acredite quem quiser: tem gente que nem queria fim de semana, pois está contando nos dedos os dias para a segunda-feira, 10. Isso porque, se tudo correr conforme o que está planejado, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires terá sessão ‘chapa quente’. Vários são os assuntos que devem repercutir no primeiro encontro do Poder Legislativo depois do Carnaval. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Colchões, que deve ser criada durante a reunião, é o principal deles. O presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), avisou que não vai barrar a implementação, o que abre caminho para que, já na segunda-feira, sejam definidos os vereadores componentes da CPI, que foi proposta por Ezequiel Stahl (PL) e conta com o apoio de, pelo menos, mais quatro parlamentares: Diego Wolschick (PP), Jeferson Schwingel, o GP (PP), Sandra Silberschlag (PP) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB).
A CPI é um prato cheio para a oposição, que deve bater com força no prefeito Jarbas da Rosa (PDT), com intenção de desgastar também outros integrantes da atual Administração. Além dessa pauta, outras duas que devem voltar com força são a recente exoneração de uma servidora por suposto favorecimento de uma familiar que prestava serviços ao Executivo e a denúncia de que um secretário e cargos em comissão (CCs) estariam usando veículos oficiais irregularmente, como para ir em casa almoçar, por exemplo. Nesses dois cenários, a oposição deve sobressair-se, mais uma vez, ao passo que os governistas têm as suas respostas para apresentar. E, a partir de tudo o que for discutido, a comunidade, como sempre acontece, terá a possibilidade de tomar as suas conclusões.
Há, ainda, um terceiro ‘supertema’ para a sessão de segunda-feira, que é a denúncia feita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) por trabalho voluntário como médico, na unidade de saúde do bairro Gressler, nas sextas-feiras, depois do expediente na Prefeitura. Como a denúncia corre em sigilo, não se sabe a autoria, mas a suspeita é que tenha partido de algum integrante ou simpatizante da bancada de oposição. Só que, neste caso, é o governo que vai pra cima, uma vez que, nas redes sociais, os comentários a favor de Jarbas foram em muito maior número do que os contrários. Quem denunciou entende que o prefeito está fazendo política ao atender os usuários da rede de saúde, o que é rechaçado por Jarbas. Portanto, quem gosta de política e das suas polêmicas, tem encontro marcado, na segunda-feira, 10, às 19h, no Plenário Vicente Schuck. A Rádio Terra 105.1 FM transmite a sessão a partir das 20h, depois da apresentação da A Voz do Brasil.
Rapidinhas
Secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, está otimista para a ação de recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha que acontece neste sábado, 8, na Travessa São Sebastião Mártir. Das 7h30min às 11h30min — em paralelo com as atividade alusivas ao Dia da Mulher e com a feira de adoção de pets —, servidores da secretaria estarão na região central da Capital do Chimarrão para receber as pessoas que têm interesse de fazer o descarte correto desse tipo de material. Von Helden destaca que vem aumentando a participação dos venâncio-airenses nesse tipo de iniciativa e que a Prefeitura manterá uma data por mês para as ações de recolhimento.
No expediente que estava à disposição no site da Câmara, na sexta-feira, 7, constavam apenas cinco projetos na Ordem do Dia, período em que as matérias são apreciadas e votadas. Além disso, há também uma solicitação de uso da tribuna na sessão de segunda-feira, 10, feita pela Associação Pró-Autismo Esperança Azul. Tudo indica que teremos tempo de sobra para os embates entre situação e oposição. Na última reunião, os oposicionistas saíram se queixando do que classificaram como ‘cerceamento de palavra’. Eles garantem que os governistas arrastaram os pronunciamentos e votações de projetos para que temas como os que escrevi no tópico de abertura desta coluna não tivessem repercussão.
Que este sábado, 8, Dia da Mulher, seja especial para todas elas, que fazem os nossos dias especiais. Beijo grande para minha mãe Ana, esposa Cassiane, filha Lívia, irmã Caroline, afilhadas, tias, comadres, primas, colegas e leitoras, bem como para a minha sogra Nizeti, que nos deixou em 2014 e de quem sinto tanta saudade. Vocês merecem todo o reconhecimento.
Primeiro Gre-Nal da decisão do Gauchão é neste sábado, 8, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 17h45min. Oportunidade para ver se os clubes terão chances de algo maior em 2025 ou se o Estadual é o limite para ambos.