Quase 200 mil exames laboratoriais foram realizados pelo SUS no ano passado em Venâncio Aires

-

A saúde e o bem-estar são objetivos buscados pelas pessoas durante a vida e, para isso, é necessário que exames laboratoriais sejam realizados. A frequência ideal para um check-up médico – série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem -, por exemplo, depende de fatores como idade, histórico médico e fatores de risco, mas de forma geral, a sociedade médica indica que seja feito pelo menos uma vez ao ano para a maioria das pessoas saudáveis.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, e com uso do Sistema Único de Saúde (SUS), a população tem a possibilidade da realização gratuita de alguns tipos de exames e, em 2024, o número total de exames feitos pelo convênio chegou a 196.702.

O secretário municipal de Saúde de Venâncio Aires, Alan Flores da Rosa, explica que a solicitação dos exames é feita por um médico, que analisa a necessidade e quais devem ser feitos. Através do receituário do profissional, o cidadão procura a Secretaria de Saúde e realiza a autorização dos exames para serem marcados em um dos laboratórios conveniados, de acordo com a preferência do paciente. Em Venâncio Aires, são quatro empresas ligadas ao SUS para a realização de exames.

A média de espera é de 15 dias a 20 dias, a variar conforme a fila e o tipo de exame necessário. Os exames autorizados com mais frequência são aqueles que fazem parte do check-up médico, como hemograma completo, glicose, colesterol e triglicerídeos.

Rosa afirma que, depois da pandemia, a busca por exames aumentou, assim como também o número de consultas e exames de imagem. Entre os fatores que levaram a este aumento, ele indica o tempo em que algumas pessoas ficaram sem a realização de exames e consultas, em virtude do isolamento, e também uma maior preocupação com a saúde. “Além de que um grande incetivo é a gratuidade, então o pessoal acaba se cuidando mais”, completa.

Rapidez e economia nos exames pelo SUS

Um dos usuários do serviço em Venâncio Aires é Marino da Rosa, 60 anos. Ele busca a Secretaria de Saúde para autorizar os exames que faz para acompanhamento na clínica de hemodiálise. Rosa acredita que já realiza exames pelo SUS em Venâncio Aires há pelo menos 10 anos seguidos e afirma ser um processo rápido com os exames simples – no máximo um mês de espera -, e apenas os mais complexos têm uma demora maior. Além disso, ele também costuma fazer os exames no mesmo laboratório. “Com certeza é uma ajuda financeira, assim não é necessário o gasto com esses exames”, reforça ele, que trabalha em uma empresa de tabaco do município e é morador do bairro Gressler.

Marino realiza exames com frequência. (Foto: Luana Schweikart)

Número de exames pelo SUS

  • 2022 – 175.601
  • 2023 – 166.997
  • 2024 – 196.702

Exames pelo SUS neste ano

Mês – Número de exames – Valor pago
Janeiro – 21.512 – R$ 121.398,42
Fevereiro – 17.650 – R$ 98.927,26

  • 18 mil – é a média de exames feitos mensalmente em Venâncio Aires.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido