Capacitar as direções das escolas municipais e também empresas para que os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), possam ser aplicados nas compras de insumos, produtos e serviços no comércio venâncio-airense é a nova parceria desenvolvida entre a Prefeitura e o Sebrae.
Os encontros que serão coordenados pelo Sebrae, junto com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, iniciam nesta semana voltados a equipes diretivas, fornecedores e Associações de Pais e Mestres (APM) da rede municipal.
Na terça-feira, 25, a programação será com os responsáveis pelas 32 escolas de Venâncio Aires (14 de Educação Infantil e 18 de Ensino Fundamental). No dia seguinte, quarta-feira, 26, com as comunidades escolares, durante o 3º Fórum de Formação para as Associações de Pais e Mestres da rede municipal que acontece a partir das 19h, na Câmara de Vereadores. Já com as empresas, a capacitação está agendada para o dia 21 de maio, a partir das 19h, no Espaço Venâncio Empreendedor.
Os recursos financeiros do PDDE são repassados diretamente às escolas públicas de educação básica para que sejam investidos, conforme as suas necessidades específicas. Outra característica do programa é que a equipe gestora dos valores ajuda no processo de escolha das iniciativas onde serão aplicados e deve envolver professores, alunos, pais, funcionários e demais membros da comunidade escolar. Em 2024, conforme a Secretaria de Educação, as 32 escolas receberam através do programa, o total de R$ 487.883. Para este ano, os valores devem ser semelhantes e a intenção da parceria é que esses recursos sejam aplicados em compras de produtos e serviços de fornecedores locais.
Com as direções das escolas e APMs, conforme explica a analista da articulação territorial no Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Bruna Costa da Silva, a intenção da capacitação é colaborar com o planejamento das compras ao longo do ano e também com a prestação de contas dos investimentos. Para os fornecedores, o objetivo é tirar dúvidas e detalhar o processo de compras com os recursos do programa, ajudando no processo de habilitação destas empresas e prestadores de serviços para as vendas. “Constatamos que o desafio é encontrar fornecedores locais para essas compras. Nesse sentido, o Sebrae traz uma proposta para aproximar fornecedor e comprador, com recursos do PDDE e recursos municipais também, capacitando fornecedores para vender para escolas e capacitar APMs e direções sobre o processo de compras”, explica Bruna.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura