O Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) realiza neste sábado e domingo, dias 29 e 30, a 2ª Exposição Regional de Cattleya labiata. O evento faz parte da programação do aniversário de Mato Leitão e também marca a comemoração dos 33 anos de fundação do Nova, que serão completados nesta sexta-feira, 28.
A atividade será realizada no ginásio de esportes da Seubv, no Centro, e não tem cobrança de ingresso. “Como Mato Leitão é a Cidade das Orquídeas, para o Nova é muito importante ter mais uma exposição para abrilhantar o município”, destaca a presidente da entidade, Lovane Gross. De acordo com ela, são esperadas cerca de 500 plantas para serem expostas durante o evento, número superior às 336 plantas que participaram em 2024.
Já há presenças confirmadas de orquidófilos de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul, Marques de Souza e Caxias do Sul, por exemplo, além dos associados do Nova. “A expectativa é muito grande”, ressalta. Lovane também explica a escolha pela Cattleya labiata para esta atividade. “Ela é dessa época de floração e muito cobiçada pelos colecionadores.”

No sábado, a exposição estará aberta para visitação do público das 8h às 18h e no domingo das 8h às 17h. O julgamento das orquídeas está previsto para ocorrer às 10h de sábado. O evento realizado pelo Nova tem o apoio da Prefeitura de Mato Leitão e da Federação Gaúcha de Orquidófilos.
Agenda do Nova
- Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro serão realizadas no município as exposições estadual e nacional de orquídeas Laelia purpurata. No ano passado, a atividade ocorreu em Venâncio Aires.
- Além disso, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mato Leitão, ao longo de 2025, os associados do Nova participarão de 17 exposições distribuídas por todo o Rio Grande do Sul. Todos os eventos fazem parte do calendário da Federação Gaúcha de Orquidófilos.